Prefeitura não tem dinheiro para fazer limpeza de canal

Jornal O Norte
07/11/2006 às 09:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:43

Ticyana Fonseca


Repórter


ticyana@onorte.net

Falta de estrutura e de planejamento é o que se vê na Rua Professor Vicente Guimarães. O canal de água, existente na via pública, com o excesso de chuva está com muito mato, além da estrutura da parede se encontrar em boa parte quebrada. O cheiro ruim é predominante quando o sol está forte.




Prefeitura diz não ter dinheiro para consertar canal


da rua Professor Vicente Guimarães
(foto: Wilson Medeiros)

Os moradores e trabalhadores próximos ao canal se dizem incomodados com a obra que foi mal feita e com o mau cheiro, além de reclamarem pelo fato de a prefeitura não dar a devida atenção aos problemas da comunidade.

MORADORES

- É só o sol esquentar que o fedor aumenta. O canal esta todo quebrado por causa da chuva e enche que chega a transbordar. Não tem escoamento, por isso transborda. Isso aqui vira um rio de tanta água suja que escorre para fora do canal - diz Marcos Vinicius que trabalha em uma loja ao lado do canal.

- Principalmente quando chove isso aqui fica só água. A estrutura não foi bem feita. A prefeitura não está olhando para este problema. O mau cheiro é muito forte. Não sei se é por causa da falta de limpeza, mas de uns tempos para cá começaram a aparecer mosquitos demais, o que pode trazer doenças - relata Rosane Souza Mendes.

- Aqui tem acidente direto, por causa da má estruturação da rua. Já teve acidente aqui com mortes fatais, o asfalto é cheio de buraco. O canal tinha de ser mais fechado e o asfalto mais aberto - fala Marcos Vinicius.

- O aspecto dessa rua é muito feio, por ser uma recente obra, a situação não poderia ser essa. Acidentes aqui acontecem aos montes, por causa da falta de planejamento - completa Rosane.

PREFEITURA

Segundo o secretario municipal de Obras, Marcos Maia, o problema vem de administrações passadas e que a obra vem se deteriorando desde a época em que foi feita.

- Como não há renovação do solo, o canal está todo comprometido. A obra está em constante desgaste, desde a época em que foi feita. Estamos tentando refazer a obra, já foi avaliada e quantificada. Resolveremos assim que houver recursos, já que nosso recurso é dividido em todos os setores.

Ainda segundo o secretário de Obras, é importante recuperar o canal e reformar o asfalto.

- Lá não tem problema de drenagem, tem problema de mau cheiro. No próximo ano esse problema vai ser resolvido. Concluído o processo licitatorio, em 30 dias vamos mandar uma ordem de serviço para a empresa responsável. Para esgoto tem 100% de recursos, agora drenagem tem um numero limitado de dinheiro.

Marcos Maia acrescenta que 15 milhões de reais serão necessários para tocar os projetos em drenagem, mas que a prefeitura só tem a metade desses recursos.

- Todo recurso arrecadado em IPTU será revestido em asfalto, dentro dos próximos 2 anos - informa.

Ele também ressaltou sobre obras de pavimentação asfáltica.

- Por causa da chuva, todo ano a pavimentação estraga mais um pouco. Teremos 150 km para serem recuperados, com capa nova, drenagem, onde não nada foi feito. A prioridade seria dada à parte do centro, que tem maior necessidade dos serviços - conclui Marco Maia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por