Pimenta desconfia de Aécio e Lula em ano eleitoral: vereador teme que o Norte de Minas seja enganado mais uma vez

Jornal O Norte
20/04/2006 às 09:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:33

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

A escassa assistência que os governos estadual e federal dispensam ao Norte de Minas, região com graves problemas sócio-econômicos que impedem de forma implacável o seu desenvolvimento, como a seca e falta de infra-estrutura, voltou a ser criticada pelo vereador Sebastião Pimenta.

Sebastião Pimenta diz que a região continua sendo usada como palanque político em época de eleições


(foto: arquivo/ Samarone Xavier)

- O norte-mineiro está revoltado e não quer ser enganado mais uma vez. Nossos governantes agem paliativamente, e, por ora, nitidamente de forma eleitoreira na superação das nossas dificuldades. É vergonhoso - desabafa.

Segundo ele, o caos começaria pelo estado caótico da BR-135, que isola o Norte de Minas dos grandes centros, gerando enormes prejuízos à sua população.

- A rodovia é um dos retratos da vergonha. Virou um corredor da morte. A justiça deveria interditá-la. Onde estão os recursos que o governo arrecada para mantê-la em condições de tráfego? - indaga o vereador.

SEM ACESSO

Oriundo do PSDB (hoje filiado ao PDC) Sebastião Pimenta critica o governo tucano de Aécio Neves ressaltando, por exemplo, frustração e desconfiança em relação ao futuro do programa Pró-acesso - de asfaltamento de trechos que ligariam dezenas de cidades às principais rodovias da região. Ele visitou na semana passada alguns dos municípios que esperam pelo benefício, constatando que nada do que foi prometido está sendo feito.

- Nem mesmo os serviços de terraplanagem em Juvenília, Montalvânia, Guaraciama, Cônego Marinho, Francisco Drumond.

Sebastião Pimenta teme o uso politiqueiro do programa no Norte de Minas, uma vez que em breve o governo estará proibido, por força da legislação, de liberar recursos para o início de obras até que passe o período eleitoral.

- Se as obras não começam antes do período, ninguém sabe quando elas serão levadas adiante. Dá pra desconfiar.

INCOERÊNCIA

O parlamentar também lamentou a situação dos pequenos produtores rurais impedidos de renegociar suas dívidas. Ele considera um contra-senso o presidente Lula sinalizar pela instalação de uma usina de biodíesel em Montes Claros, enquanto veta ao pequeno produtor o direito de quitar suas dívidas para que possa se capitalizar novamente e produzir - até mesmo para esta mesma usina o pinhão manso ou a mamona - (duas das várias matérias primas para se chegar ao combustível alternativo).

- O governo ainda penaliza o homem do campo com taxas abusivas de água, de energia elétrica e falta de estradas para escoamento de suas produções.

O vereador também observa a limitação dos programas sociais que não atingem a toda a população carente. Dois deles - Bolsa Família e Leite pela vida já não receberiam cadastro de nenhuma família em Montes Claros.

Outra indiferença do governo, entre dezenas que poderiam ser citadas, seria a morosidade no processo de retorno da Sudene, cujo projeto de lei se arrasta no congresso nacional.

- O Norte de Minas fica ainda mais abandonado dado à importância da Sudene para a região - conclui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por