Obra de creche em ritmo de tartaruga

Verba para construção da escola no bairro Nova América foi liberada pela União, mas município não executa

Manoel Freitas
O Norte - Montes Claros
02/10/2018 às 23:30.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:46
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

Já era para a escola estar pronta e entregue à população do bairro Nova América desde junho, data estipulada pela própria Prefeitura de Montes Claros. Mas o que se vê na área que deveria abrigar o Centro de Educação Infantil é um muro começando a ser erguido por apenas dois funcionários. Quando a creche poderá atender as crianças da comunidade, ninguém consegue prever.

Orçada em R$ 1.731.660,20, a obra foi viabilizada pela União com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ela se soma às inúmeras construções que começaram a ser erguidas e foram paralisadas pelo município – como as creches dos bairros Vila Real e Monte Carmelo, que O NORTE mostrou em matéria publicada em 9 de agosto deste ano.

O abandono dos trabalhos, em todas elas, permitiu a depredação, saque de materiais de construção e desperdício de dinheiro público. “Isso porque a prefeitura retirou os vigias, permitindo o saque de ferragens, janelas, britas, tudo”, afirma o vereador Marlon Xavier (PTC).

Os centros foram projetados para atender, em tempo integral, 224 crianças de zero a 5 anos cada um, do berçário à pré-escola.

Segundo os vizinhos do centro educacional do Nova América, os serviços seguem em ritmo lento neste ano, bem no compasso da administração municipal.

A líder comunitária Maria Lúcia Cardoso Santos, de 59 anos, há cinco residindo no bairro e há quatro como presidente da Comunidade dos Moradores, diz que desistiu de cobrar da prefeitura agilidade nas obras.

Ela realizou um abaixo-assinado pedindo que os trabalhos fossem acelerados, mas não obteve qualquer resposta. “Entreguei o problema para os vereadores”, afirma.

A neta de Maria Lúcia, Ana Luiza, de 2 anos e meio, é uma das centenas de crianças da comunidade sem atendimento em creche. “Como a maioria das crianças, ela está fora das salas de aula porque não temos creche”.

DESCULPAS
Marlon Xavier afirma que já levou o assunto duas vezes ao plenário e que, ainda assim, “o prefeito e o secretário de Educação alegam que é a própria comunidade que deve evitar a ação dos marginais”.

Ele ironizou a encenação da prefeitura para a comunidade achar que a obra será entregue dentro do prazo determinado. “Dois ajudantezinhos trabalhando? Na realidade não está tocando obra coisa nenhuma, enquanto a população perece, pois as mães têm que deixar as crianças com outras pessoas porque a creche nunca fica pronta”.

Marlon lamenta a falta de compromisso da municipalidade, principalmente porque o governo federal garantiu a verba para dotar a creche, além de salas de aula, de banheiros com acessibilidade, refeitório, pátio coberto, biblioteca e playground.
 
SEM ESPERANÇAS
Diante de tanta demora e embromação, Berenice Aldete da Silva Vieira, de 52 anos, já perdeu as esperanças. Ela conta que cansou de ver a placa indicando os valores e prazos das obras. “Enquanto apenas dois ou no máximo três operários trabalham, nada vai sair dali”.

Ela tem cinco netos. “Manoel e a pequena Luana Rafaela têm que ser levados para a creche do bairro Vilage do Lado, que é muito distante daqui e é bem puxado para eles irem”, conta Berenice, que diz que os meninos enfrentam o sol quente para ir até a creche do bairro vizinho.

Maria Lúcia Cardoso frisou que fica horas ao lado do marido, José Soares Veloso, de 71anos, “vendo os operários fazerem apenas parte do muro”. “É justamente no Nova América que a lentidão é maior, tudo se resume na construção de um muro, nada mais”, lamenta a líder comunitária, comparando o ritmo de construção ao de outros centros de educação infantil da cidade.

Diante da constatação da falta de estrutura do canteiro de obras, os lamentos da população e os protestos no Legislativo, o jornal O NORTE entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura. Mas, até o fechamento desta edição o poder público municipal não se manifestou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por