Os norte-mineiros se despedem hoje de Ricardo Quadros Laughton, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros. Ele morreu na última quarta-feira, em Brasília. Laughton participava de uma reunião na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) quando sofreu um infarto e não resistiu.

Ricardo Quadros Laughton também era vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e recentemente foi indicado para a Comissão de Desenvolvimento do Nordeste do Brasil, da CNA.

Ele ocupava o cargo de presidente do Sindicato Rural de Montes Claros pelo quarto mandato consecutivo. “Sinal do seu valor e compromisso incansável com o agronegócio”, afirmou a entidade em nota.

A deputada federal Raquel Muniz (PSD) afirmou que foi pega de surpresa e lamentou a perda. “Ricardo era um companheiro fundamental na luta em prol do agronegócio. Juntos, lutamos pela renegociação da dívida rural, defendemos os agricultores do Norte de Minas. Ele sempre se preocupou com o coletivo, em garantir benefícios que permitissem ao homem do campo trabalhar de forma digna”, afirmou a parlamentar.
 
DEFESA DO CAMPO
Em nota, a Sociedade Rural de Montes Claros disse estar profundamente consternada pelo falecimento repentino do seu terceiro vice-presidente. Afirmou ainda que Ricardo era um líder classista, que sempre defendeu os interesses do homem do campo.

Já a OAB Montes Claros lamentou a morte do também advogado e citou que ele era “uma das maiores lideranças classistas do Norte de Minas, sempre festejado por onde passava, fazendo o bem e semeando alegria”.

O Sindicato Rural de Janaúba também divulgou uma nota em homenagem ao ruralista. “Você nos deixa o legado de liderança da classe rural e muito bem representado na presidência do Sindicato Rural de Montes Claros e na vice-presidência da Faemg e da Aspronorte. Muito obrigada, grande líder Ricardo”.

O velório será hoje, no Clube Social do Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros, a partir das 8h. O sepultamento será às 16h, no Cemitério Jardim da Esperança, localizado na avenida Leonel Beirão de Jesus, 1.620, Vila Luiza, Montes Claros.

Ricardo Laughton tinha 73 anos e deixa esposa, três filhos e cinco netos.