Moradores não querem antena no Roxo Verde

Jornal O Norte
10/01/2006 às 10:14.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:28

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

Na manhã de domingo (08/01), moradores do bairro Roxo Verde se reuniram e mantiveram plantão na rua Juramento, diante de um depósito de material de construção, onde está sendo instalada uma antena da de telefonia celular da Claro. Segundo eles, a companhia iniciou o trabalho aproximadamente às três horas da manhã, quando foi impedida pela polícia, chamada ao local, para que fosse cumprida a ordem judicial que impede a instalação da antena. A instalação de antena de telefonia celular, segundo informações técnicas, não deve ser realizada em área urbana por causa da radiação que emite, prejudicial à saúde (embora no ano passado, durante audiência pública na câmara municipal de Montes Claros técnicos do setor tenham apresentado dados científicos contrariando essa informação).




Vereador Ruy Muniz hipotecou apoio aos moradores e disse


que estará ao seu lado para evitar que a lei seja descumprida



(Foto: Eustáquio Narciso)

O vereador Ruy Muniz esteve presente no local. Segundo ele, a prefeitura de Montes Claros notificou a empresa sobre impedimento da instalação, e definiu como atitude arbitrária a continuação da obra. Segundo os moradores, a empresa agiu de má fé, iniciando os trabalhos durante a madrugada de domingo, na calada da noite, enquanto eles dormiam.

- E para piorar a situação, o engenheiro da empresa se escondeu dentro de um veículo, debaixo de árvores, nas proximidades, quando a polícia chegou e exigiu que se paralisassem os serviços – disseram.

PREOCUPAÇÃO

A radiação é um fenômeno natural definido como uma energia que é irradiada. As radiações não ionizantes possuem relativamente baixa energia e estão sempre à volta do ser humano. Ondas eletromagnéticas como a luz, calor e ondas de rádio são formas comuns de radiações não ionizantes. Sem elas, não seria possível, por exemplo, ver um programa de tevê ou cozinhar em um forno de microondas.

Segundo pesquisas recentes, entre os possíveis danos associados aos efeitos térmicos da radiação emitida pelos aparelhos celulares e as antenas de transmissão estão a exaustão e o choque térmico, estresse, queda no desempenho de tarefas, pressão cardíaca, alterações em funções neurais e neuromusculares e ocorrência de catarata.

Embora ainda não exista consenso acerca do tema, vários estudos sugerem que esta radiação possa interferir nas ondas cerebrais, alterando a pressão sangüínea e reduzindo respostas imunológicas, além de provocar enxaqueca, insônia, síndrome de fadiga com prejuízo da memória de curto prazo e epilepsia.

RADIAÇÃO

Atualmente, Centro de pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações está realizando pesquisa definitiva sobre os efeitos desta radiação na cidade de Americana, São Paulo. A OMS - Organização mundial da Saúde pretende divulgar um estudo que procurará esclarecer a polêmica questão. Por enquanto, as opiniões de cientistas e de médicos ainda se dividem.

Dependendo da quantidade de radiação absorvida pelo corpo humano, o usuário poderá desenvolver também doenças como glaucoma e catarata. Os riscos à longo prazo, como o desenvolvimento de tumores cancerígenos, é que ainda não foram comprovados e serão o principal tema de investigação por parte da OMS.

- A colocação da antena de telefonia celular, da Claro, além de trazer prejuízo à saúde nossa, fará com que os nossos imóveis sejam desvalorizados, ressalta Claurindo Antunes Lacerda, morador há 40 anos no bairro Roxo Verde,

Contrariado, Claurindo afirmou que o responsável por tudo isso é, além da empresa, o dono do imóvel que, além de receber uma luva pelo terreno, deverá receber uma quantia mensal pelo uso do terreno.

Os demais moradores presentes na manifestação aguardavam a chegada do engenheiro responsável pela obra, para apresentar à polícia o documento de liberação que, segundo a empresa, existia.

O vereador Ruy Muniz – PFL esclareceu sobre a lei que rege o assunto.

- Existe lei municipal e o embargo judicial da obra. E a população do bairro se mobilizou de forma ordeira, pacífica e tranqüila, chamando as autoridades policiais para que fosse cumprida a lei. Nós exigiremos que essa antena da Claro seja retirada desta região. A comunidade tem força, é povo pacífico, ordeiro e vamos conseguir, com certeza, a retirada imediata desta antena -  concluiu Ruy Muniz.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por