Medalha de Distinção a 20 norte-mineiros

Dentre os agraciados com a honraria da Polícia Civil está a deputada federal Raquel Muniz (PSD)

Márcia Vieira
13/12/2018 às 06:05.
Atualizado em 05/09/2021 às 15:32
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

A Polícia Civil homenageou 20 personalidades do Norte de Minas ontem com a Medalha de Distinção da corporação, do 11° Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais. Dentre os agraciados está a deputada federal Raquel Muniz, que mais uma vez tem o seu trabalho reconhecido pela região.

A honraria foi concedida pelo chefe da instituição em Minas Gerais, o delegado geral João Octacílio Silva Neto. Raquel Muniz foi representada pelo assessor de gabinete, Hamílton Trindade. A parlamentar estava em Brasília e não pôde comparecer à solenidade.

“É o reconhecimento do meu trabalho não só como deputada, mas como cidadã, que sempre participou de projetos com a Polícia Civil, como a reforma do Instituto Médico-Legal em parceria com a Funorte. Sou médica do trânsito, minha clínica é credenciada ao órgão. Sempre foram grandes parceiros. É uma história de vida construída com a Polícia Civil”, disse a deputada.

Ela acrescentou que apesar das condições adversas, a instituição sempre atuou de maneira a atender a região. “Para mim, é a melhor Polícia Civil do Brasil, que mesmo em condições de dificuldade, em nenhum momento deixou de trabalhar com afinco e responsabilidade”, pontuou.

A deputada elogiou o trabalho do delegado Renato Nunes Henriques, que entrega para o delegado Jurandir Rodrigues César Filho a chefia da Regional de Montes Claros.

“O dr. Renato deixa um trabalho importante e exemplo de dedicação à instituição e o delegado Jurandir, a quem desejamos votos de sucesso, tem um grande desafio e a responsabilidade de fazer melhor”, declarou a deputada.
 
MUDANÇA DE CHEFIA
Renato Nunes Henriques, natural da Zona da Mata, destacou que considera como marco do seu trabalho na região a redução da criminalidade e especialmente a diminuição das explosões de caixas eletrônicos.

“Foi um trabalho muito gratificante. O índice de criminalidade caiu vertiginosamente e tivemos muito apoio dos nossos subordinados, que trabalharam ombreados conosco. Em 2016, foram 16 casos de explosões; em 2017 foram 17 e, em 2018, cinco casos. Recebemos uma missão e demos conta dela”, pontuou.

O delegado Jurandir Rodrigues, que assumiu a chefia oficialmente durante a solenidade, destacou que o trabalho será continuado nessa mesma direção.

“Eu venho há dois anos na função de delegado Regional e hoje estamos assumindo oficialmente a chefia de Departamento, que compreende 77 municípios, em que teremos a responsabilidade de fazer a gestão e buscar a redução da criminalidade, aliada à qualidade de vida e excelência na prestação de serviços de atribuições da Polícia Civil, incluindo os serviços de cidadania, como emissão de carteiras de identidade e controle de veículos e condutores”, disse Jurandir.

O delegado Geral da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio, destacou que a mudança de chefia é comum dentro da instituição. “Constantemente estamos fazendo essa movimentação e é bom porque traz uma oxigenação. Dr. Renato deu uma grande contribuição à frente do Departamento e estamos confiantes que o Dr. Jurandir, que é aqui da região, vai desempenhar um importante trabalho”.
 
METAS
De acordo com João Octacílio, a meta para os próximos anos é prosseguir com o modelo que está sendo aplicado no combate ao crime. “A Polícia Civil vem se estruturando aos poucos, se engrenando melhor e podemos esperar uma significativa redução da criminalidade nos próximos anos. Temos metas e estratégias que vêm dando certo e esperamos que o próximo governo continue com o nosso projeto para Polícia Civil, porque é exitoso, vem dando resultado e os números estão aí para comprovar”, explicou.

O delegado Herivelton Ruas deixa a Delegacia Antidrogas para assumir o lugar de Jurandir. “É um grande desafio deixar a área operacional e passar a gerir a Delegacia Regional, sem, contudo, deixar este meu viés operacional de lado. O desafio é dar maior efetividade ao trabalho da PC com foco na redução da criminalidade. Eu e o delegado Jurandir comungamos do mesmo pensamento, que é melhorar a prestação de serviços na região”, pontuou.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por