Humberto Souto anuncia candidatura ao congresso nacional

Jornal O Norte
03/10/2005 às 10:16.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

Terminou na última sexta-feira o prazo para mudanças de filiações partidárias e de domicílio eleitoral para os políticos que vão disputar as urnas do ano que vem. Em Montes Claros, o final do termo teve seus holofotes voltados para o PPS, que recebeu a filiação do ex-vereador, deputado estadual, federal, e ministro da República, Humberto Souto, que estava sem partido desde que deixou o PFL.

O anúncio da adesão foi feito pelo prefeito Athos Avelino durante concorrido café da manhã oferecido pela legenda a lideranças políticas do município e da região, e à imprensa, no Automóvel clube, que inclusive contou com as presenças dos deputados Arlen Santiago - PTB e Carlos Pimenta - PDT, cujos partidos vislumbraram também a filiação de Humberto Souto.

- É um privilégio receber nas nossas fileiras um político de tamanha grandeza - acentuou o prefeito Athos Avelino, recebendo o novo correligionário com a observação de ele que fizera a opção certa em integrar o PPS.

Segundo o prefeito, o PPS, que vem crescendo no estado de forma surpreendente, sobretudo no Norte de Minas - onde passou a ter 64 diretórios municipais ou comissões provisórias neste ano contra os 15 que existiam em 2002 - é um partido que, apesar de sua adolescência já demonstra maturidade especialmente neste momento danoso da política nacional. Salientou que a agremiação saiu de cabeça erguida de um governo federal desgastado pelas denúncias de corrupção, e de uma crise política sem precedentes - mas que passaria longe de seus alinhamentos. Para ele, Humberto Souto escolheu o partido certo e que teria as suas características.

- O ex-ministro é um exemplo de respeito pela sua idoneidade, probidade, ética, e pelos relevantes serviços prestados à nação e, em especial, aos montes-clarenses e norte-mineiros  - completou.




Humberto Souto, (com Athos) reforça fileiras do PPS em Moc


e anima o partido para as eleições de 2006 (Foto: Fábio Marçal)

CANDIDATO

Embora o prefeito Athos Avelino não tenha reservado em seu discurso referências diretas à candidatura de Humberto Souto ao congresso nacional, em 2006, visando à ocupação do vazio que ele mesmo deixou ao assumir a prefeitura, em janeiro deste ano, a postulação foi confirmada pelo próprio ex-ministro e presidente do Tribunal de contas da União - que não hesitou em fazer um pronunciamento já empenhado no seu propósito de retornar à vida política representando o Norte de Minas em Brasília.

- E o faço de uma maneira inovadora na minha trajetória política, integrando um partido ideológico, de militância. Vou me empenhar para conseguir no congresso os recursos e instrumentos necessários para promover o desenvolvimento regional e para ajudar a realizar, com exclusiva dedicação, os compromissos da administração municipal que herdou uma prefeitura destruída - disse, tecendo críticas às condições com que Athos Avelino assumiu o comando do executivo sucedendo a Jairo Ataíde - PFL.

- O próprio Jairo me disse no período eleitoral que a situação da prefeitura era crítica, sem dinheiro para pagar funcionários, para tocar obras e com uma frota de veículos e máquinas sem condições de uso - disse ele.

O novo membro do PPS não escondeu um resquício de mágoa ao citar o ex-colega de partido lembrando que Jairo Ataíde teria desdenhado de seu nome para sucedê-lo na prefeitura de Montes Claros, optando por apoiar o deputado Gil Pereira - PP, nas eleições do ano passado.

- Fizemos uma reunião em que meu nome era indicado para sucedê-lo. Ficamos de nos reunir outras vezes, mas depois desse primeiro encontro Jairo não voltaria a me procurar, como dissera que o faria, para retomarmos o assunto - observou, acrescentando que preferiu, então, sensibilizado pelo argumento de amigos e familiares de que teria sido humilhado pelo partido, ao ser preterido sem que isso lhe fosse anunciado, se desligar do PFL e abraçar a candidatura de Athos.

APELO DO POVO

Segundo Humberto Souto, foi a partir de seu estreitamento com o então candidato à sucessão municipal pelo PPS, e do contato com o povo durante a campanha eleitoral - que frisou como sendo a do milho contra o milhão - é que se sentiu incentivado a retornar à política da qual estava afastado desde que deixou Brasília.

- Nas várias visitas que fizemos às comunidades rurais do município as pessoas me cobraram esse retorno, ressaltando que o congresso nacional precisava contar novamente com nossa representatividade. Penso que com a minha experiência, sobretudo no apoio ao homem do campo, posso contribuir para que tenhamos novamente espaço no congresso nacional. E me sinto muito bem em poder fazê-lo através do PPS, um partido decente.

Ainda de acordo com o ex-ministro, quando o convidaram para integrar a legenda não hesitou em aceitar, apesar de não conhecer detalhadamente os programas do partido.

- Aceitei pelo fato de ser ele, o PPS, o partido de Athos Avelino, um homem íntegro e capaz. Meu partido é o partido de Athos. E vou honrar esse compromisso - concluiu Humberto Souto.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por