Fracassa tentativa de derrubar prefeiro de Berizal: assessor acusa adversários de forjar renúncia do prefeito para tomar o poder no município

Jornal O Norte
20/09/2005 às 10:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:51

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

O prefeito de Berizal, José Augusto Mota Filho - PDT iniciou a semana despachando  normalmente em seu gabinete após uma tentativa fracassada, atribuída à oposição, de destituí-lo do poder na noite de sexta-feira 16.

Naquela noite, segundo assessores do prefeito, a oposição teria forjado a renúncia de José Augusto apresentando à câmara municipal uma carta supostamente assinada pelo chefe do executivo anunciando sua decisão de abandonar o cargo - e que resultou na sua imediata substituição pelo vice-prefeito, Derlani Almeida, do PL.

- A oposição se aproveitou covardemente da ausência do prefeito, que estava viajando para Ipatinga, para na calada da noite de sexta-feira tentar um golpe sujo falsificando sua assinatura numa carta-renúncia que jamais foi escrita por ele. Mas a farsa não demorou 24 horas - informou o assessor da prefeitura de Berizal, Alex Miranda, em contato com O Norte, por telefone, na manhã de ontem.

Segundo Alex, na calada da noite de sexta-feira os conspiradores se municiaram do documento falso encaminhando-o à câmara, onde o prefeito tem minoria - dos nove parlamentares apenas quatro o apoiariam. O legislativo teria acatado o documento dando posse ao vice-prefeito, Derlani Almeida, logo na manhã de sábado.

- Porém, na manhã de sábado recorremos à justiça, em Montes Claros, quando a juíza Silvia Rodrigues de Oliveira, da comarca de Taiobeiras, que respondia pelo plantão no Fórum de Montes Claros concedeu liminar reconduzindo o prefeito ao cargo naquele mesmo dia, o que aconteceu no início da noite - acrescenta o assessor.

TRAIÇÃO

De acordo com Alex Miranda, a manobra da oposição que estarreceu, espantou e horrorizou a todas as pessoas de bem do município caracterizaria vários crimes, entre eles de falsidade ideológica, de peculato e estelionato que podem levar seus praticantes para a cadeia. Para Alex, o caso extrapola as esferas das legislações eleitorais para desembocar na justiça criminal.

- O procedimento da oposição é, antes de ser um delito político, altamente criminoso, e por isso, naturalmente, será aberto um processo criminal. Também será pedida a prisão dos envolvidos. A população de Berizal não aceita este tipo de procedimento e exige que os culpados paguem pelo crime.

Ainda segundo Alex Miranda a falsa carta-renúncia teria sido concebida a partir de iniciativas de Frede Jorge Bandeira Dutra, até pouco tempo um integrante do grupo político do prefeito, mas que foi exonerado do cargo de secretário municipal de Agricultura recentemente. A partir daí, ainda segundo Alex, Frede teria assumido posições críticas à administração culminando com o documento falso.

- Foi ele quem encaminhou a carta à câmara dos vereadores, num gesto de reveladora traição. Todos sabem que ele está diretamente envolvido nesse episódio. Uma traição que o povo de Berizal não aceita - acentuou.

O ex-secretário de Agricultura, Frede Bandeira, esteve ontem à tarde na redação de O Norte e falou sobre o assunto. Segundo ele, cabe agora à administração provar que o documento leva assinatura falsa (leia matéria na página 03).

VOLTA TRIUNFAL

Alex Miranda informou ainda que o retorno do chefe do executivo a Berizal foi motivo de festa da comunidade na noite de sábado, quando uma multidão de pessoas o teria recebido em meio a manifestações de carinho e de muita alegria pelo fim da farsa. Segundo ele, o povo soltou foguetes e foi às ruas receber o prefeito, para acompanhá-lo no seu retorno à prefeitura.

- Foi uma festa triunfal, uma demonstração de fidelidade e de justiça aos resultados das urnas de 2004, quando ele obteve uma vitória folgada diante dos adversários. Uma vitória que a oposição não engoliu e que tentou destruir com falsidade - comemorou Alex Miranda.

Apesar da tensão que o episódio gerou é tranqüila a situação em Berizal e a prefeitura funciona normalmente, segundo o assessor.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por