Farra com o dinheiro público em Montalvânia

Jornal O Norte
05/01/2006 às 12:18.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:27

Eduardo Brasil


Repórter


eduardo@onorte.net

Caçambas e patrol da Prefeitura de Mantalvânia são flagradas trabalhando em fazenda do prefeito

Três caçambas, uma patrol e quatro funcionários da prefeitura municipal de Montalvânia, extremo Norte de Minas Gerais, foram flagrados trabalhando em propriedade particular do prefeito daquela cidade, José Florisval de Ornelas, a Fazenda Betânia, distante cerca de 5 quilômetros do centro da cidade, no dia 21 de dezembro.

O flagrante foi feito por uma organização não governamental de combate à corrupção, a VIDAC - Verdade, vida e desenvolvimento, da Asociação Cochanina. O presidente da entidade, advogado Geraldo Flávio Macedo Soares conseguiu que a polícia militar de Montalvânia desse o flagrante.

Foi registrado um boletim de ocorrência, que juntamente com as fotografias feitas pela direção da entidade, instruirão processo às representações que serão feitas junto ao ministério público estadual.

Houve grande violência contra os diretores da ONG por parte do prefeito, seus filhos Fabrício Falcão de Ornelas, advogado da prefeitura, Flávio Falcão de Ornelas, dentista da prefeitura, e três vereadores, Ney Cássio Dias da Silva, funcionário da prefeitura lotado na delegacia de polícia, Gildenes Justiniano de Souza, Jerry Jânio Ferreira de Souza, além de outros funcionários da prefeitura.

Um dos membros da ONG, Antonino Reis Pequeno, foi agredido com pedradas, ficando ferido no rosto e perdendo alguns dentes. A pedra foi atirada por um dos filhos do prefeito, o dentista Flávio Falcão de Ornelas, que é dentista da prefeitura. Ele não respeitou sequer a presença de dois policiais militares que se encontravam dentro do carro, no momento da agressão.

Sem delegado, promotor de justiça, juiz de direito, e com a viatura policial quebrada, a polícia militar precisou ser levada à fazenda do prefeito em carro particular de um dos diretores da entidade. O veículo também foi danificado pelo filho do prefeito, Flávio Falcão de Ornelas, que subiu e amassou o capô do carro e quebrou o pára-brisa.

O operador da patrol confessou aos policiais militares que os veículos realmente estavam trabalhando na propriedade do prefeito. Ele tentou justificar a ação, alegando que os serviços só eram feitos durante o intervalo de almoço, demonstrando não saber que o procedimento, em qualquer hipótese, é crime.

Além de utilizar as máquinas em benefício próprio, o prefeito também utilizou um veículo Mitsubish L-200, que serve ao gabinete, para conduzir vários funcionários da prefeitura até o local, para que retaliassem e agredissem os diretores da ONG.

Apesar da violência contra os diretores da ONG de combate à corrupção, nenhum dos agressores foi preso em flagrante pela polícia militar, porque havia apenas dois policiais no local e de 15 a 20 pessoas acompanhando o prefeito.

AMEAÇAS

Além das agressões sofridas na fazenda do prefeito, os diretores da entidade de combate à corrupção passaram a ser ameaçados ostensivamente. Um irmão do prefeito, médico do município, Dorival Florisval de Ornelas (Dori), ficou de campana na porta da residência do advogado Geraldo Flávio de Macedo Soares. Avisado pelos vizinhos, o advogado acionou a polícia militar que, sem viatura, não foi possível deslocar até o local solicitado, e quando o médico percebeu a movimentação dos vizinhos, evadiu-se do local.

O caso será agora encaminhado às Comissões de Direitos Humanos da assembléia legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e da câmara dos deputados, em Brasília (DF). A reportagem não conseguiu contatos com representantes da prefeitura de Montalvânia para ouvi-los sobre as denúncias.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por