Emenda viabiliza ação na piscicultura

Nova Porteirinha comemora recurso que vai favorecer criação de centro de pesquisa e venda de peixes

Márcia Vieira
26/02/2019 às 07:34.
Atualizado em 05/09/2021 às 16:43
 (Oliveira JÚnior/Divulgação)

(Oliveira JÚnior/Divulgação)

A cidade de Nova Porteirinha ganha investimentos na piscicultura a partir de emenda parlamentar da ex-deputada federal Raquel Muniz (PSD), que viabilizou recursos na ordem de R$ 200 mil. Com o valor, serão retomadas as obras de instalação de um centro de pesquisa e venda de peixes na estação de piscicultura do município.

Campeã de investimentos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) durante seu mandato, Raquel Muniz vê o trabalho dar mais frutos neste ano.

“O Projeto Gorutuba é importante para a região por alavancar a economia local, garantindo, através da produção, emprego e renda. Investir na piscicultura é levar mais desenvolvimento à região e mais uma opção para os produtores”, afirmou Raquel Muniz.

O assunto foi tratado durante reunião do técnico de pesca da Codevasf, Maurício Gross, com produtores dos municípios de Nova Porteirinha e Janaúba.

Ele informou que será instalado em Porteirinha um centro de pesquisa e venda de peixes na estação de piscicultura da Codevasf instalada naquele município e cujas obras estavam paralisadas. Maurício considera a ação bastante positiva.

“Precisamos conhecer a tecnologia para depois expandir para outros municípios. Que isso sirva de parâmetro para que outros deputados possam utilizar parte de suas emendas parlamentares objetivando o aumento do criatório de peixes em outras localidades”, disse Maurício.

O prefeito de Nova Porteirinha, Juracy Fagundes, comemora o que considera fortalecimento das políticas públicas sociais e econômicas.

“Apesar da seca que assola a região, temos potencial hídrico e podemos irrigar a lavoura inclusive com a água do tanque onde são criados os peixes. Agradecemos a atenção de Raquel Muniz com a nossa região e essa oportunidade que pode resultar em um preço mais acessível para o consumidor final”, disse Juracy.
 
BOA HORA
Para o superintendente da Codevasf, Rodrigo Rodrigues, o projeto de Piracema do São Francisco é um trabalho que a Codevasf vem desenvolvendo ao longo dos anos e o incentivo chega em boa hora.

“Nós conseguimos com a deputada Raquel Muniz esta emenda de R$ 200 mil para incrementar, incentivar e fortalecer a cadeia produtiva. Por meio dela, vamos poder levar a mais de 200 produtores conhecimentos sobre a piscicultura, com cursos, palestras e assistência técnica”, disse Rodrigo.

“Nós tivemos essa ação em Nova Porteirinha e Janaúba e estão sendo preparados os próximos passos a serem dados para este programa da Piracema, que já é desenvolvido em outros municípios, como Mato Verde, Matias Cardoso e Manga”, declarou.
 
RECONHECIMENTO
Esta semana, o superintendente da Codevasf recebeu o título de Cidadão Benemérito na Câmara Municipal de Montes Claros. A homenagem foi de autoria da vereadora Graça da Casa do Motor (MDB).

“É o reconhecimento do trabalho não só da minha pessoa, como da Codevasf, e para os mais de 140 funcionários pelo trabalho que eles têm prestado no vale do São Francisco. Esse reconhecimento nos deixa lisonjeados porque é um trabalho feito com muita seriedade”, disse Rodrigo.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por