Emenda parlamentar da então deputada Raquel Muniz (PSD) garantiu socorro a mais de uma centena de produtores rurais. A entrega de um trator, implementos agrícolas e kits de irrigação para a Associação de Pequenos Produtores de Crispim permitirá a agricultores enfrentar os desafios da agricultura familiar e melhorar o cultivo da terra.

O benefício foi possível graças a uma parceria da ex-parlamentar com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), numa ação cujo resultado foi relatado na tribuna da Câmara Municipal de Montes Claros em pronunciamento do vereador Ildeu Maia (PP).

O vereador lembrou que a iniciativa de Raquel Muniz contempla ainda pequenos produtores de outras comunidades, como Capivara e o chamado Grande Santa Rosa, que passam a ter melhor qualidade de vida.

Ildeu Maia destacou ainda que “como não poderia deixar de ser, todas as comunidades envolvidas receberam a ex-deputada “com muito carinho, alegria e satisfação pela iniciativa”, porque Crispim é uma das regiões mais produtivas da zona rural de Montes Claros. “Mesmo na estiagem, que dura muitos anos, passam por ali seis nascentes e não faltou água um só momento, ou seja, os produtores têm condições de produzirem. Com o trator, mais ainda”.

Com base eleitoral na zona rural, Maia argumentou que a tubulação e o trator ajudarão muito os pequenos produtores a “produzirem mais e em menor tempo, porque a mão de obra está difícil e fazer todo o trabalho braçal é muito complicado”.

Raquel Muniz externou seu contentamento em ajudar na melhoria da qualidade de vida dos produtores. “Nossa intenção é impulsionar o trabalho no campo para que o produtor tenha mais condições de alimentar a família e complementar a renda. As máquinas agrícolas e os implementos são de suma importância para a agricultura e pecuária, porque também diminuem os custos de produção, aumentam a produtividade e rentabilidade, minimizando as dificuldades enfrentadas pelos pequenos, através da geração de renda familiar”.

Raquel Muniz destacou também a importância da ação para fortalecer o associativismo. “Possibilita um caminho para participar do mercado em melhores condições de concorrência”.