Doação de veículos reforça serviços da saúde em Minas

Governo entrega minivans, ambulâncias e carros convencionais para municípios

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
18/05/2018 às 07:47.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:54
 (Manoel Marques/Imprensa MG)

(Manoel Marques/Imprensa MG)

Exatos 168 novos veículos irão reforçar o atendimento à saúde em 143 municípios de Minas Gerais. Trinta e sete minivans, 42 ambulâncias e 89 carros convencionais foram adquiridos pelo governo por meio de emendas parlamentares provenientes de deputados estaduais. Os investimentos passam de R$ 10 milhões.

A entrega dos carros foi feita durante solenidade ontem no Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Do total, 37 foram doados pela Secretaria de Estado de Governo e outros 135 pela pasta da Saúde.

O governador Fernando Pimentel destacou a importância de ações como essa. “Às vezes, quem vê acha que é coisa pequena. Mas quando chega no prefeito, ele fala que é a coisa mais importante do mundo para a cidade”, comentou.

Desde 2015, cerca de 400 localidades mineiras com menos de cinco mil habitantes foram beneficiadas com a entrega de veículos para o atendimento à saúde.  

Pimentel disse que muitos desses municípios não têm, por exemplo, um hospital para acolher a população. Nesse sentido, a importância de contar com equipamento de transporte para encaminhar pacientes a outras unidades de saúde. 
 
DESTAQUE 
Para o prefeito de Capinópolis, Cleidemar Zanuto, a iniciativa abrange quem, de fato, precisa dos serviços. 

Já o deputado estadual Dirceu Ribeiro reforçou a importância da ação para atendimento às prefeituras mineiras. “Esses veículos são uma relevante ferramenta de trabalho e contribuirão para o transporte de muitos mineiros”, explicou. 
 
VIAGEM 
O governador Fernando Pimentel se reunirá hoje, em Recife, com governadores do Nordeste do país para discutir a cobrança junto ao governo federal do repasse de 20% da parcela que cabe aos estados da Desvinculação das Receitas da União (DRU). 

As unidades federativas também querem que sejam apurados os valores que deixaram de ser enviados nos últimos cinco anos, abatendo-os das dívidas com o governo federal.

Segundo Pimentel, 17 estados aderiram à ação. “E o Nordeste inteiro agora vai entrar também. É absolutamente ilegal o que a União está fazendo. Tem muito dinheiro dos estados e municípios retido pela União, e nós queremos que esses recursos venham para cá”, reforçou o governador.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por