Discursos na câmara cobram limpeza urbana e animais fora das vias públicas

Jornal O Norte
06/04/2006 às 10:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

Desde o início da atual legislatura os vereadores cobram eficácia na limpeza pública em Montes Claros. Nos últimos meses, o apelo tem sido mais acentuado refletindo preocupação e contrariedade do parlamento - já que os serviços cobrados em requerimentos não estariam sendo eficazes para amenizar o quadro que progressivamente aumenta malefícios à saúde e à vida humana.




Animais soltos nas ruas: um problema antigo e que parece


ser de difícil solução
(foto: Wilson Medeiros)

Na reunião de terça-feira 04, a reclamação foi reforçada, sobretudo pelo presidente da casa, Ildeu Maia - PP. Só que, além de observar as condições em que se encontrariam vários bairros da cidade com ruas esburacadas, sem condições de tráfego de veículos e pedestres, tomadas pelo mato entre outros problemas ele também criticou a presença cada vez maior de animais soltos, tanto nos bairros como no centro da cidade, principalmente cavalos.

- Por onde andamos, deparamos com estes animais pelas ruas e avenidas. É um absurdo que isso ainda ocorra numa cidade do porte de Montes Claros - ressalta.

CRIAÇÃO DE BODE

O presidente da câmara acrescenta que a secretaria de Serviços Urbanos precisa estabelecer serviços e fiscalização mais rigorosos para impedir o acúmulo de sujeira e para que os proprietários dos animais não repitam a infração sem temer qualquer tipo de punição - afinal, além de agredir leis e o meio-ambiente estes animais oferecem risco de morte às pessoas provocando acidentes na área urbana. Critica que a liberdade com que os animais são colocados em vias públicas - vistos principalmente em canteiros centrais das avenidas tem incentivado o aparecimento de outras irregularidades e agressões ao meio-ambiente, à integridade física e à saúde das pessoas.

- Andando pelos bairros e centro da cidade, podemos perceber este procedimento. Existem famílias criando até bode, prejudicando ainda mais a qualidade de vida do cidadão.

DIANTE DA PREFEITURA

Na opinião de Fátima Pereira - PTB, vice-presidente da câmara, a administração municipal precisa tomar decisão de caráter excepcional para garantir a limpeza pública. Lamenta que a cidade esteja se tornando um lixão diante de ações paliativas. Segundo ela, a prefeitura precisaria dar uma faxina geral na cidade e propõe que componha uma força-tarefa para isso.

A vereadora cita que a situação do ambiente urbano em Montes Claros está de tal forma tão desorganizada que até os problemas que ocorreriam nas proximidades do gabinete do executivo municipal não estariam sendo resolvidos com celeridade e qualidade necessárias.

- Dias atrás, diante do prédio da própria prefeitura apareceu na avenida (Cula Mangabeira) um buraco de todo tamanho, a exemplo de outros que continuam por lá. E qual alternativa encontrada pela municipalidade? Colocou um pedaço de árvore no buraco alertando sobre o perigo. Aquela improvisação, que demorou, sinceramente, pareceu mais uma ornamentação - ironizou a vereadora.

A reportagem tentou falar com responsáveis pelo setor na prefeitura, que, segundo assessores retornariam a ligação - o que não ocorreu até o fechamento desta edição.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por