Deputados tentam preservar cartórios

TJMG pode fechar 300 deles em distritos de Minas

Christine Antonini
05/09/2019 às 08:45.
Atualizado em 05/09/2021 às 20:25

A possibilidade de desativação de aproximadamente 300 cartórios de registro e notas em pequenos distritos do interior de Minas Gerais motivou a mobilização e o protesto de 16 parlamentares, em audiência pública da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O encerramento das atividades de diversos de serviços notariais vem ocorrendo por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), sob o argumento de que esses cartórios apresentam baixa arrecadação e quantidade mínima de atos praticados. Dessa maneira, a orientação tem sido a anexação desses cartórios aos que existem nas sedes dos municípios.

A argumentação do TJMG é que a decisão veio através de recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tendo em vista que Minas Gerais tem 3.003 serventias cartoriais, mais que o dobro do Estado de São Paulo.

Também autor do requerimento para a reunião, o deputado Zé Reis (PSD) defendeu que, em vez de desativar cartórios, o poder público deveria permitir que os cartórios de pequenas localidades ampliassem suas atividades, exercendo funções de expedição de documentos como carteira de trabalho e outros, substituindo instituições que estão ausentes naqueles distritos mais isolados. Segundo o deputado, esse é o projeto dos cartórios da cidadania, que já existem em outros estados e estão autorizados por lei federal. 

O deputado Roberto Andrade (PSB) ressaltou que os cartórios deficitários não trazem prejuízo para o poder público, uma vez que suas receitas são complementadas por um fundo capitalizado pela receita de cartórios com maior movimentação. É o chamado Recompe, regulamentado pelos artigos de números 31 a 40, da Lei 15.424, de 2004.

O deputado Arlen Santiago (PTB) cobrou uma redivisão dos estabelecimentos notariais: “Em Montes Claros, há apenas dois cartórios de imóveis, com uma arrecadação de milhões por ano. Por outro lado, há cartórios que não conseguem sobreviver”, criticou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por