Candidato do PPS pode desistir a favor do PMDB: articulação pode unir as duas legendas nas eleições presidenciais de outubro

Jornal O Norte
06/04/2006 às 10:51.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

Eduardo Brasil


Repórter


www.onorte.net/eduardobrasil

Apesar de o líder do governo na câmara municipal, vereador Cori Ribeiro - PPS ter afirmado em reportagem de O Norte, nesta semana, de que o partido não abre mão em Montes Claros de apoiar outro candidato à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva - PT na presidência da República, que não seja o correligionário Roberto Freire, ainda que divida a administração municipal com o PT, a sigla poderá de repente estar ao lado do PMDB na corrida pelo palácio do Planalto.

O próprio Roberto Freire já sinalizou que abriria mão de sua candidatura, já confirmada por ele, para uma dobradinha com o PMDB no caso de o ex-governador de Minas Gerais, Itamar Franco acenar positivamente para direção da disputa pela chefia da Nação.

ARTICULAÇÃO

A possibilidade da coligação residiria na iniciativa que está sendo tomada por uma ala peemedebista que defende o lançamento do nome do ex-presidente Itamar Franco para o lugar de Lula em 2007.

Articulação que, em Montes Claros, certamente não seria digerida com facilidade pelo vereador Athos Mameluque, presidente do diretório municipal do PMDB, uma vez que a indicação de Itamar Franco implicaria em complicações que poderiam culminar no afastamento do aspirante do partido à sucessão presidencial, o ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, cuja candidatura, que já criou bastante polêmica dentro da legenda o parlamentar abraçou desde o início.

INCENTIVO ELEITORAL

O ex-presidente da República ainda não teria se manifestado sobre a possibilidade de retornar ao palácio do Planalto - embora a idéia, que certamente, em Montes Claros, por outro lado, já agradaria a seu correligionário, o ex-prefeito Tadeu Leite, que foi secretário de Justiça do governo Itamar Franco, já lhe tenha sido levada pelos parlamentares que defendem a postulação.

Mas, ainda que, como é de praxe, Itamar Franco retarde qualquer decisão política, a pretensão do grupo peemedebista já envolveria outros figurões do partido que se sentiriam, inclusive, incentivados a disputarem as sucessões nos governos de seus estados. Um deles seria o ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia, que já afirmou que poderá concorrer ao palácio dos Bandeirantes se Itamar Franco decidir em ser o candidato do PMDB à presidência da República.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por