Câmara questiona orçamento 2019

Prefeito, mais uma vez, não comparece em audiência para discutir previsão de receita e aplicação dos recursos

Márcia Vieira
O Norte - Montes Claros
15/11/2018 às 07:03.
Atualizado em 28/10/2021 às 01:50
 (MÁRCIA VIEIRA)

(MÁRCIA VIEIRA)

Convidado pelos vereadores para discutir o orçamento municipal de 2019, o prefeito Humberto Souto e secretários não compareceram para responder aos questionamentos dos parlamentares e do cidadão que esteve na manhã de quarta-feira na Câmara Municipal. No lugar do líder do Executivo, o gerente de Orçamento da prefeitura, Francisco Lima, que apresentou os dados técnicos, mas não foi o suficiente para esclarecer as dúvidas dos vereadores e convidados.

O vereador Wílton Dias (PHS) lamentou a falta de interesse do Executivo em dialogar com o Legislativo e a população. “A peça mais importante do município é o orçamento. Deveriam estar todos presentes, mas infelizmente não se pode contar com a presença deles”, disse o parlamentar.

Para Dias, passa pela questão de consciência da pessoa que assume o cargo público eleger prioridades. “Lamentamos porque o prefeito é que tem a caneta para mandar fazer o que a cidade mais necessita, mas enfim, mesmo sem a presença dele, discutimos o assunto”.

O valor do orçamento para o exercício de 2019 é de R$ 1,3 bilhão, incluindo o Orçamento Fiscal e Seguridade Social, além das autarquias do município, como MCTrans e Esurb.

Valcir Soares (PTB) destacou que a previsão de receita incorpora recursos provenientes dos governos estadual e federal, mas que a maior fatia provém do bolso do cidadão montes-clarense e, portanto, deveria haver investimento na cidade.

“Boa parte dos recursos tem vindo do povo da nossa cidade, com o pagamento de impostos pelo cidadão e pelo setor empresarial. Com a emenda impositiva, o povo tem uma participação maior e passa a ser mais democrático este orçamento. O prefeito atendeu apenas a alguns vereadores, mas ele tem que atender a todos e tem o prazo para isso. Se ele não cumprir, vamos fazer a representação no Ministério Público para que ele cumpra o orçamento”, ressaltou.

O vereador Idelfonso Oliveira (MDB) questionou a existência da “Supermoc”, cujo orçamento previsto está em torno de R$ 1,2 milhão. Mas o representante da prefeitura disse apenas que é uma autarquia criada recentemente para administrar os espaços esportivos e que é preciso aguardar para ver o que vai acontecer.

“A Secretaria de Esportes tem dinheiro e não faz nada. Os eventos não têm participação da secretaria que, por sua vez, não tem planejamento. Criar uma instituição para gerenciar patrimônio? A prefeitura já tem”, criticou o vereador.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por