A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Montes Claros recebe inscrições para o Projeto Visitas Orientadas – Educação para a Cidadania e Valores Humanos. O objetivo é receber alunos dos ensinos fundamental e médio, de escolas municipais, estaduais e da rede privada na Casa Legislativa. As visitas ocorrem durante todo o ano.

O projeto já acontece há 10 anos e cerca de duas mil pessoas já foram beneficiadas. Segundo a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Cristiane Nunes, os estudantes e representantes das instituições de ensino do município visitam a Câmara, assistem à reunião e participam de uma discussão sobre os três poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário. “A visita acontece à Câmara Legislativa, ao Fórum e à Prefeitura de Montes Claros”, afirma.

Caso os alunos não possam se deslocar até a Câmara, há a opção de os representantes da Escola Legislativa fazerem uma visita à instituição de ensino.

São abordados, durante a visita, assuntos como o papel do vereador, as formas de participação popular e outros que têm o objetivo de ampliar a compreensão de crianças e jovens sobre a história e o papel do Legislativo na democracia brasileira.

A responsabilidade em organizar todos os procedimentos para a visita dos estudantes – autorizações de saída, agendamento da visita guiada – é da escola e dos pais. É recomendado ainda o uso de uniforme escolar e/ou identificação.

A coordenadora ressalta que é possível agendamento de visitas para grupos específicos, permitindo um roteiro dirigido para cada público, conforme perfil e interesses. Nesse caso, o visitante tem a opção de fazer a visita por conta própria, sem a orientação de um guia.
* Estagiária sob supervisão do editor