Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro

Você tem liderança? - Por Leila Silveira Miranda

Jornal O Norte
27/04/2007 às 10:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:03

A palavra liderança originou-se do inglês, to lead, que significa entre outras coisas “conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, atravessar”.  O registro dessa palavra está datado de 825 d.C. e os diversos conceitos a ela ligados relacionam com o latim ducere que significa conduzir.





Ao longo da História a liderança esteve a serviço de fins dignos; outras não. Alguns líderes têm sido responsáveis pelas loucuras mais extravagantes e pelos crimes mais monstruosos. Em contrapartida, outros têm sido vitais em conquistas da humanidade, tais como a liberdade individual, a tolerância racial e religiosa, a justiça social e o respeito pelos direitos humanos.





Às vezes as  pessoas dizem “liderança”, mas descrevem “gerenciamento”, falam apenas de um estilo de comando. A geração ditadura conviveu com modelos de autoritarismo retratados em frases como: “manda quem pode e obedece quem tem juízo” e fez com que  as pessoas acreditassem  que líder é alguém que detém todo o poder, que, sozinho, toma todas as decisões, dá ordens e é o ser designado por Deus para punir os seus subordinados. Porém hoje em dia isto não surte mais o efeito do período da ditadura porque as pessoas já não mais aceitam tais imposições e são capazes de  boicotar escondido àquilo que foram obrigadas a concordar.





Como o mercado de trabalho tem mão-de-obra em excesso e esta a caça de cérebro-de-obra, a  palavra liderança tem recebido novos atributos e está começando a ser empregada em nosso contexto atual com novas ações.





Uma pessoa com liderança hoje é um ser humano com autonomia e autoconfiança que acredita que pode mudar as coisas e é capaz de construir e compartilhar sonhos com as pessoas com quem trabalha e convive e dá a sensação de que isto vai trazer benefícios á longo prazo.





Para o guru James C. Hunter, autor de O monte e o executivo “liderança é a habilidade de inspirar as pessoas a agir. Significa conquistá-las por inteiro: espírito, coração, mente, braços, pernas... E é. isso  que faz um grande líder”.





Dizem que o verdadeiro líder é aquele que faz poucas coisas, mas que faz todas muito bem, porque gosta do que faz.





O melhor mesmo é entender como conseguir que as pessoas trabalhem com o coração e o cérebro, além de trabalhar com os braços.





Se você deseja desenvolver a liderança em sua vida pessoal, profissional ou familiar, comece observando se suas atitudes são coerentes com seu discurso e a buscar ser respeitado ao invés de ser temido. Aja com integridade, fale verdades (de forma elegante ao invés de agressiva), aprenda a ouvir as pessoas, a sentir seus semblantes, compartilhe dificuldades, peça ajuda, reconheça competências, elogie sempre que puder e quando perceber conflitos e divergências de opiniões  converse com as pessoas, esclareça, construa acordos e patrocine a cooperação.





GOETHE escreveu: “trata um homem como ele é e ele continuará a ser , trate como ele pode ser e ele será como pode ser”. 





Através da formação e da informação vamos transformando pedras brutas em pedras preciosas. A descoberta das pedras preciosas escondidas dentro de nós e das pessoas só pode ocorrer após entendermos que é possível redefinir nosso futuro.





Que tal começar redefinindo que podemos e devemos exercer um papel de liderança junto às pessoas com quem trabalhamos e convivemos. Claro que não é fácil, porque líderes não costumam ser feitos da noite para o dia. Mas chegará antes quem começar a se preparar primeiro.


Boa Sorte!








Leila Silveira é psicóloga e professora

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por