Logotipo O Norte
Sexta-Feira,18 de Outubro

Você sabe o que o governador está fazendo pelo nosso estado?

Jornal O Norte
05/07/2006 às 11:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:39

José Geraldo Mendonça *

O Governador do nosso Estado está construindo, reformando penitenciárias e construindo cadeias, distribuindo carros e motos para a policia, aumentando os salários dos policiais e do judiciário. Entretanto isto não vai contribuir para melhoria do futuro do nosso Estado, pois  esses investimentos que estão sendo feitos pelo seu Governo não irão contribuir para a diminuição da violência e melhoria da paz social. Em pouco tempo essas penitenciárias e cadeias estarão superlotadas e conseqüentemente novas unidades deverão ser construídas sem, contudo, atacar as causas, mas somente as conseqüências. Pois construir o futuro do Estado e acabar com a violência seria se ele estivesse construindo mais escolas, aumentando os salários dos professores que estão com seus salários congelados há 14 anos, reestruturando e revitalizando o IPSEMG, que hoje já não funciona, criando perspectivas de futuro para os jovens. E estas obras que seu Governo está fazendo são eleitoreiras para enganar o povão e fazer com que votem nele nas próximas eleições.

- Ele sim investe no futuro do país: criando programa que fortalece a educação em todos os seus níveis...

Construir o futuro é coisa bem diferente; pois preparando o país para o futuro é o que está fazendo o Governo do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores; Ele sim investe no futuro do país: criando programa que fortalece a educação em todos os seus níveis, desde o ensino fundamental até à Universidade, passando pela pesquisa cientifica, mestrado e doutorado; distribuindo livros didáticos para todos os alunos de todas as séries, todas as escolas e instalando bibliotecas aonde ainda não existiam; criando a pedagogia rural, formando professores especializados para lecionar para os filhos dos pequenos produtores rurais para prepara-los para a modernização que está chegando ao campo e produzir alimentos na suas propriedades com competência e produtividade; criando o programa FUNDEB de apoio ao ensino fundamental e apoio aos professores com o aumento dos seus salários, reciclagem de professores e incentivando-os a trabalharem com muito mais afinco e amor a profissão; disponibilizando 47.000 vagas para alunos de escolas públicas, oriundos de famílias carentes, para através do PROUNI terem acesso a uma faculdade particular, disponibilizando vagas nas Universidades Públicas para jovens de famílias de afro-descendentes, de origem indígena, portadores de necessidades especiais e oriundos das escola públicas; implantando escolas profissionalizantes no país e reestruturando aquelas que já existem, principalmente direcionando as vagas para os jovens em situação de risco, acabando de vez com o elitismo implantado nas escolas técnicas no Governo FHC, do PSDB; construindo novas Universidades por todo o país criando assim oportunidade para os jovens em regiões que antes não eram atendidas, como o Vale do Jequitinhonha (Criação da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, com sede em Diamantina/MG); criação do Programa Luz para Todos beneficiando famílias das pequenas comunidades rurais e pequenos produtores em regiões isoladas que antes não tinham acesso à luz elétrica; sem falar em outros programas como o Bolsa Família, Leite pela Vida, Casa da Família, PRONAF e a ampliação do Programa Saúde da Família – PSF, que tem contribuído para a diminuição da desnutrição infantil, graças a parceria com a Pastoral da Criança e o apoio de Organizações Não Governamentais que têm contribuído para a diminuição da mortalidade infantil no Brasil; pois em 2002, no Governo FHC, 27% das crianças brasileiras estavam desnutridas, já em 2006 o Governo Lula reduziu este índice para 5,3%.

O Governo Aécio Neves faz muito é propaganda do seu Governo, entretanto esses recursos estariam mais bem empregados em outros setores como na educação. Ele está fazendo empréstimos e mais empréstimos e endividando o Estado e seguindo o mesmo caminho de FHC que atolou o país em dívidas. Infeliz daquele que substituí-lo no Governo de Minas Gerais, pois irá receber um Estado endividado até a raiz dos cabelos e terá que praticar uma disciplina fiscal austera para poder honrar as dívidas herdadas do seu Governo, como ocorreu com o Governo Lula para honrar os compromissos assumidos pelo seu antecessor FHC(PSDB). E hoje na campanha política do Candidato à Presidência do PSDB de FHC eles estão atacando Lula e dizendo que ele é corrupto e que não está fazendo nada. No entanto veja esta pequena lista de bandalheiras do Governo FHC, do PSDB/PFL/PMDB:

SIVAM:

Em 1995, o Sistema de Vigilância da Amazônia – SIVAM, teve uma licitação de 1 bilhão de reais para monitorar a região da Amazônia brasileira. O Embaixador Julio César Santos, então Chefe do Cerimonial do Palácio, foi grampeada a pedido de Francisco Grazziano, Secretário do Presidente FHC, e na ocasião a divulgação das fitas contendo diálogos sobre o SIVAM causou a exoneração do Brigadeiro Mauro Gandra, então Ministro da Aeronáutica.

Pasta Cor de Rosa:

Em 1995  documentos do Banco Central acusam Deputados do PFL e o Senador Antônio Carlos Magalhães(PFL-BA) de ligação com o Banco Econômico. E ACM revidou dizendo ter um contrato assinado entre ESSA e Líder Táxi Aéreo antes do resultado da licitação do SIVAM. Logo depois, no mês de agosto, o Banco Central decretou a intervenção no Banco Econômico, do Baiano Ângelo Calmom de Sá. E a oposição conseguiu o número suficiente de assinaturas para instalar uma CPI. Mas FHC fez seus aliados retirarem as assinaturas e inviabilizaram a abertura da mesma.

Crise Cambial:

A CPI do Sistema Financeiro comprovou denuncia do Senador Aloísio Mercadante(PT/SP) de que o Banco Central havia vendido dólares para os bancos Marka e Fonte Sindam bem abaixo das cotações do mercado financeiro. E o Presidente do Banco Central naquela época era Chico Lopes, amigo pessoal de FHC.

Polícia Federal:

Caiu o Diretor Geral da Polícia Federal Vicente Chelotti  suspeito de ter fitas com gravações de conversas de FHC.

PROES:

O Banco Central cria o Programa de Estimulo á Reestruturação e Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional – PROES. O Banco Nacional cujo genro de FHC era um dos herdeiros é liquidado pelo Banco Central. E dias antes da intervenção no BC o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal emprestaram através do sistema interbancos mais de 3,5 bilhões de reais ao Banco Nacional. O BC descredencia contas fantasmas. E o PROES custou 20 bilhões de reais aos contribuintes.

Compra de Votos:

Em 1997 surgem fitas de conversas entre parlamentares revelando o esquema de compra de votos a favor da emenda reeleição por 200mil reais. O então Ministro das Comunicações, Sérgio Mota, e o Governador do Amazonas, Amazonino Mendes, são acusados. Os Deputados Ronivon Santiago(PFL/AC) e João Maia(PFL/AC) renunciam. E a oposição tenta, mas não consegue criar uma CPI.

Leilão do Sistema TELEBRAS:

Em Setembro de 1998 após o leilão do Sistema TELEBRAS aparecem fitas de conversas entre André Lara Resende, Presidente do BNDES, e o Ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barr Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil se associe a um grupo nacional para disputar a Telenorte Leste/Telemar, pois eles preferiram favorecer o Banco Opportunity de Daniel Dantas e Pérsio Arida, seus amigos pessoais. As fitas mostravam que o Presidente FHC sabia da pretensão de Mendonça de Barros e Lara Resende de favorecer o Opportunity no Leilão do Sistema Telebrás.

30 bilhões de dólares:

A imprensa nacional divulgou amplamente o desvio de 30 bilhões de dólares das privatizações.

Tudo foi jogado para debaixo do tapete. E agora eles vêm na TV dizendo que o PT de Lula é corrupto. Mas corrupção é uma prática comum entre os políticos do nosso país que gostam de levar vantagem em tudo. E esse sistema chamado pela imprensa de Mensalão foi inventado em Minas Gerais pelo então Candidato a Governador de Minas Eduardo Azeredo e Marcos Valério, publicitário, para criar o Caixa 02 de sua eleição. E o Deputado Bispo Rodrigues(PL/RJ) na época seu aliado levou o sistema para lá quando se coligou com o PT, isto segundo Roberto Jéferson(PTB/RJ) autor da denuncia do Mensalão.

- Na política isto é um prato cheio para o candidato transformado em vítima, pois o povão toma as suas dores e votar nele passa a ser uma questão de honra

Hoje por causa das vantagens nas pesquisas de intenção de voto de Lula(PT/SP) sobre o Candidato Geraldo Alckmin, de FHC(PSDB/SP) eles procuram a qualquer custo desmoralizar o Presidente diante da população brasileira. A CPMI apontou 40 culpados no esquema mensalão tendo alguns integrantes do PT e outros partidos. O candidato à Presidência do PSDB de FHC em seu discurso fez a seguinte pergunta: “Onde está o chefe dos 40 ladrões?” Pergunta essa que é manchete de capa do Estado de Minas de 12/06/2006. Eles estão transformando o Lula em vítima com essa campanha mentirosa e estúpida contra ele. Na política isto é um prato cheio para o candidato transformado em vítima, pois o povão toma as suas dores e votar nele passa a ser uma questão de honra. Outro erro dos tucanos. Eles estão fazendo uma campanha voltada para a elite brasileira. Só que a elite brasileira é pouco mais de 10%. Enquanto o Lula(PT/SP) está trabalhando para beneficiar os outros 90% da população brasileira. Como eles estão pensando em ganhar essas eleições?

* Pesquisador e professor universitário


mendonca_josegeraldo@yahoo.com.br

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por