Numa ação estratégica, bastante interessante, o comando de campanha de Aécio Neves, Pimenta da Veiga e Anastasia colocou em ´prática um ato político, valorizando os ex-prefeitos das cidades mineiras. Há pouco tempo nascia aqui no Norte de Minas, uma ação visando a criação de uma Associação Norte-Mineira de ex-prefeitos, com o objetivo de valorizar a estes agentes políticos, que depois das eleições , terminando os seus mandatos, ficaram colocados de lado e completamente marginalizados. Aconteceram reuniões, parte da imprensa criticou e outra elogiou deixando o movimento paralisado. Mas lances políticos foram realizados com os seguintes reflexos: O candidato do PSDB a governador, Pimenta da Veiga, se reuniu com ex-prefeitos de cidades mineiras em Belo Horizonte e pediu empenho na busca por votos. O encontro faz parte de estratégia que prevê, a partir de agora, a 46 dias do pleito, maior ênfase na caça a eleitores fora da região metropolitana. “Vamos colocar a campanha mais para o interior”, afirmou um dos coordenadores do comitê de Pimenta, Danilo de Castro, que participou da reunião.
Em relação ao encontro Pimenta da Veiga disse que a reunião com os aliados é fundamental para a campanha. “Tem um peso muito grande. Ex-prefeitos são importantes lideranças municipais e regionais. Em algumas cidades, o ex-prefeito tem mais liderança, mais presença até do que quem está no poder”, Neste aspecto o candidato não erra já que a atual safra de gestores municipais vem sendo massacrada pela política federativa que fica com a maior parte do bolo econômico enquanto eles vão administrando praticamente uma massa falida, já que a queda dos investimentos a população passa a rotulá-los como incompetentes. Queda do FMP e dívidas herdadas colaboram que tudo isto ocorra.
Aproveitando o encontro dos ex-prefeitos por lá estiveram também Alberto Pinto Coelho e Anastasia, sendo que ambos também valorizaram aos agentes políticos convocando-os avoltarem a cena política. A análise final sobre este quadro somente poderá ser feita após eleições, mas que os mesmos tiveram as suas situações valorizadas e estimuladas isto sim, e aqui no Norte de Minas, tive a oportunidade de conversar com muitos deles, que sempre afirmam que estarão provando que ainda têm voto e que podem mudar o quadro político que foi colocado.Quem pensou no assunto merece elogios , já que numa guerra democrática como esta vale quem pensa e age melhor. Vamos esperar.
