Mellissa Mendes
mellissa@onorte.net
O primeiro filho traz sempre novas emoções e ansiedades na vida de qualquer mulher. Comigo não foi diferente com a gravidez, nascimento e desenvolvimento da Teresa Vitória, minha filha de quatro anos. A cada dia surgem novas dúvidas, medos e ansiedades. E são esses fatos que me levam em frente ao computador, ao escrever primeira coluna, espaço concedido pelo O NORTE, através do meu mentor no jornalismo Reginauro Silva. E para ele e todos meus amigos de jornada nestes 10 anos de profissão que dedico este espaço. Não poderia deixar de esquecer dos meus companheiros do curso de Direito. Afinal foram eles que me inspiraram a escrever e propor esta coluna.
A intenção é abordar de maneira objetiva os assuntos relacionados ao mundo jurídico. A Constituição Federal garante que as leis são para todos. Mas em muitos casos, vimos pessoas tendo seus direitos subtraídos por falta de conhecimento.
Este espaço é para você leitor, questionar, propor assuntos que tenham dúvidas. Aqui é para você! E a partir de hoje conto com sua ajuda para esclarecermos e noticiarmos o que você deseja saber da nossa Justiça, afinal vivemos em um Estado Democrático de Direito, onde todos devem lutar por uma sociedade justa. Elegendo representantes responsáveis por governar as nossas cidades, e não se deixando enganar por falsas promessas e até por benefícios inescrupulosos.
Então vamos lá!
LUZ NO FIM DO TÚNEL
Tribunais repletos de processos, alguns que estão há anos a espera de julgamentos. Para tentar desafogar a justiça, o CMJ – Conselho Nacional de Justiça marcou para dezembro, de 1º a 5, a semana Nacional de Conciliação.
Durante este período, os tribunais de todo o país farão audiências objetivando acordos nas mais diversas áreas. Para agilizar as audiências, os representantes dos tribunais e empresas, que são partes nos processos em andamento, se reunirão para tratar dos detalhes das audiências.
Na próxima daremos detalhes de como será a semana em Montes Claros.
VIOLÊNCIA
A exploração sexual de crianças e adolescentes é uma das maiores afrontas para os lares brasileiros. Minas é considerada a rota desse crime, que acontece principalmente nas estradas.
É preciso que a sociedade se una à polícia, judiciário, ministério público e prefeitura municipal e denuncie o abuso, que muitas vezes acontece dentro de casa e a família ignore por medo ou vergonha.
Isso não pode acontecer, é necessário que demos um basta na exploração. Campanhas são sempre bem vindas, mas a denúncia é imprescindível que a população participe. O telefone é fácil, grave, guarde perto de você. E se souber de exploração sexual contra crianças e adolescentes, não tenha medo. Ligue 100.
NOVA IDENTIDADE
Os advogados do estado devem ficar atentos e se adaptarem a nova carteira da OAB. O prazo para troca do documento termina no dia 31 de janeiro de 2009, e depois desta data ficará impossível para o profissional trabalhar, já que ficará impedido da prática da advocacia, segundo o site da OAB.
Como o brasileiro deixa tudo para a última hora, os mineiros não podem perder tempo, já que existe um prazo entre o requerimento e a entrega da nova carteira.
Para a Ordem dos Advogados do Brasil, a nova carteira possui um chip, que permite a chamada certificação digital. O objetivo é trazer mais agilidade e segurança no processo eletrônico, uma realidade no Judiciário brasileiro. Com a nova identidade, o advogado pode se identificar digitalmente para a prática diária dos atos processuais.
A carteira já pode ser solicitada nas seccionais por todos os inscritos na OAB.
EXEMPLO
A OAB Jovem da 11ª subseção da OAB em Montes Claros deu um belo exemplo de que o acadêmicos de Direito deve estar ciente do seu papel na sociedade.
No último dia 10, a entidade promoveu o projeto Aula inaugural, onde centenas de estudantes de Direito das Faculdades Integradas Pitágoras, Funorte, Unimontes e Santo Agostinho conheceram sobre as diversas carreiras jurídicas, do ponto de vista de um recém-formado, advogado experiente, juiz, promotor e presidente da subseção da OAB.
Parabéns aos organizadores pela iniciativa e que os estudantes que não participaram reflitam sobre sua posição na sociedade e se engaje na profissão desde a academia.
RECICLAGEM
Conhecer de perto o autor da obra que estamos lendo, é sempre importante, pois podemos descobrir novos pontos e tirarmos dúvidas sobre o tão discutido assunto.
Para os advogados e acadêmicos de Direito do Norte de Minas que se interessarem, na próxima segunda-feira, a Escola Superior de Advocacia – ESA/MG promove o projeto Conversa com o Autor.
O convidado é o procurado do Estado de Minas Gerais, Moacyr Lobato de Campos Filho, discutindo livro Lei de Recuperação e Falência: 3 anos de vigência – Fracasso ou Sucesso, de sua autoria.
O curso acontecerá no auditório da ESA/MG (Rua Guajajaras, 1757 - Barro Preto), investimento de R$ 30, incluindo o exemplar. Informações e inscrições pelo telefone (31)2102- 8282 ou site da escola.