Por Patrícia Gomes
Jornal Hoje em Dia
Tudo que arde, cura. Sabedoria popular produz essas frases de efeito! Na roça não há um se humano que conteste a verdade que acaba de ser dita. Tudo que arde, cura. Própolis, por exemplo, é cicatrizante. Já experimentou? Arde mais do que o machucado em si!
Mas, há também o que não arda e nem por isso deixe de curar. Limão acaba com qualquer dor de barriga, é garantido pelos mais matutos. Tomou, passou!
Inhame é depurativo, seja lá o que isso queira dizer. Na minha família, o cará é servido cozido, acompanhado de melado de cana de açúcar. Mas, já aprendi lá no interior que, sopa de inhame faz bem para a pele. É preciso comer e não passar no rosto.
Talo de couve quente é bom pra matar frieira. Bem, nunca tive frieira, mas já sei que, se um dia eu tiver, preciso cortar o cabo da folha, colocar sobre uma chama que pode ser a do fogão comum, esquentar bem e depois tascar a verdura fumegante na pobre da frieira. Já perguntei... às vezes queima.
Mas, uma das coisas mais engraçadas que ouço desde criança é que formiga faz bem para a vista. Será que algum cientista alemão já desenvolveu um estudo sobre os benefícios da alimentação à base de formigas? Talvez... Será que algum míope, daqueles que não enxergam um palmo à frente do próprio nariz, já tentou mudar a dieta pra se livrar dos óculos?
Eu conheço uma pessoa que cozinha bem e adora se aventurar entre as panelas. Gosta de mesa farta, de família reunida. E quando algum alimento que está sobre a mesa escapa da intenção de quem enche o prato, ela logo pergunta: por que não serviu aquilo ali? Não gosta disso? E emenda: você deveria experimentar, faz bem para a vista! Pode ser alguma coisa com peixe, azeite, linhaça, nozes ou castanhas. Mas, também pode ser laranja, espinafre, arroz integral, ovo, feijão ou cebola. Tudo faz bem para a vista! rs
Talvez ela tenha mesmo razão. Tudo o que se come faz bem para a vista. Afinal, comer bem faz bem para os olhos, a pele, facilita a cicatrização, pode evitar a dor de barriga e, quem sabe, até a frieira. Opinião especializada, claro, é fundamental. Mas, eu é que não sou besta de recusar o conselho de quem conhece a terra e sabe do que ela é capaz.
