Transforma Montes Claros

*Everaldo Ramos

Jornal O Norte
Publicado em 04/02/2014 às 08:56.Atualizado em 15/11/2021 às 16:44.

*Everaldo Ramos
Alguns podem até continuar insistindo em dizer que a atual administração ainda não mostrou a que veio, que as obras ainda não apareceram e que o prefeito está apenas no feijão com arroz, próprio de todo prefeito mediano. Impressão esta, peculiar a quem tem olhar míope e que ainda se encontra na torcida do quanto pior melhor. Algo até  compreensível  em se tratando de uma cidade que vivenciou  nos últimos anos   experiências  medíocres de administrações que não só se contentaram em fazer  o mínimo, como ainda o fizeram mau feito.

Entretanto, não há como negar que aos poucos, a administração do prefeito Ruy Muniz vem imprimindo sua marca. Não só pelas pequenas obras e ações como simples aberturas de ruas, organização dos feirantes do Mercado Central, revitalização de praças, operação tapa buracos, mas em especial pelo arrojo  no tocante ao trato da máquina pública.

É claro que vão dizer que isso é café pequeno, coisa que qualquer um pode fazer. Então, o que dizer das  atitudes corajosas,  que providenciaram o  enxugamento da máquina, reduzindo  significativamente  a folha de pagamento? E isto, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados, o que  tem possibilitado  que os servidores públicos  recebam  seus vencimentos no mês trabalhado, algo historicamente  somente visto na administração de Doutor Mario Ribeiro. Este, por sinal, para os servidores foi inegavelmente  o melhor prefeito de Montes Claros. Se as pequenas obras e ações não devem ser mensuradas por serem consideradas coisas do cotidiano, então o que dizer sobre o choque de gestão que vem fazendo  com que o serviço público caia nas graças do contribuinte, que já não esconde que a eficiência e  pontualidade tem sido constantes  em todos os serviços públicos,  e que os servidores agora valorizados e respeitados não economizam esforços para bem servir o cidadão? Na tapemos o sol com a peneira,  a história dos servidores públicos nos  últimos vinte anos tem sido caracterizada em especial pelo descaso  e falta de valorização, o que ao que tudo indica, parece ter chegado ao final  com a administração Ruy Muniz.Professores bem remunerados, servidores efetivos respeitados  e valorizados, posse para concursados... Essa  é a melhor  receita  para o  bom funcionamento da máquina pública, e ao que parece, Ruy  Muniz compreendeu bem tudo isso.

Se somente isso não bastasse, a retomada de obras abandonadas por motivos obscuros como o Córrego do Cintra, a continuação da Sidney Chaves dentre outras, é a prova cabal de que o prefeito tem conseguido, depois de um ano de ajustes, focar na sua obsessão de alavancar o desenvolvimento da nossa cidade, com obras estruturais tão caras e necessárias, para fazer da nossa cidade um lugar melhor para se viver.

Tudo isso sem falar nos enfrentamentos polêmicos e corajosos como foi na questão dos hospitais, na revisão dos contratos onerosos para o município como no caso da privatização da rodoviária, Copasa, radares, dentre muitos. Há quem diga que o prefeito, às vezes, perde  a noção do que faz e fala,  e que é pouco político.Engraçado é que os outros que o antecederam foram políticos até demais e se mostraram extremamente coniventes com um conjunto de ações e atitudes que afundaram as finanças municipais, numa demonstração inequívoca de  falta de compromisso e respeito  com o contribuinte pagador de impostos. Se ser político é malversar recursos públicos, se submeter a interesses de alguns poderosos da cidade, e ignorar as dores dos mais simples, faz bem o prefeito Ruy Muniz em não sê-lo. O povo humilde agradece.

Para o ano, renova- se a esperança de que muita coisa boa sairá do papel, que as grandes obras aparecerão e que muitos problemas tão costumeiros no cotidiano do nosso povo ganharão, enfim, soluções práticas e o que mais interessante, econômicas. É muito bom ver máquinas ocupando as ruas da cidade, recapeando vias esquecidas ao longo dos tempos, caminhões novos atuando na coleta de lixo, ônibus escolares novos adquiridos com recursos próprios, atividades esportivas espalhadas por vários espaços públicos, crianças estudando em tempo integral e um número significativo de habitações populares sendo entregues à população mais carente. Tudo isso é a prova mais que incontesteste de que  muita coisa boa esta por vir. Fazer  o básico nunca foi característica de Ruy Muniz, basta julgar pela sua trajetória de vida, como um dos maiores empreendedores da nossa cidade dos últimos anos.E isso não há como negar, por mais que alguns ainda  se recusem a admitir, a história se encarregará de eternizar.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por