Por Cláudia Gabriel
Quando pinto minhas unhas de vermelho, eu quero atenção ou quero briga, mas também posso querer paz depois de uma confusão. Eu me sinto bonita, segura, ousada. “Vermelho de guerra”, “Paixão”, “Nunca fui santa”, “Salto alto”. Nomes apimentados que revelam a escolha e mandam logo a mensagem. E qual a melhor cor para traduzir os sete pecados numa coleção? “Pura luxúria”, “Toque de ira”, “Doce orgulho”. Quando pinto minhas unhas de vermelho, eu não quero ser discreta nem invisível. Já procuro ser assim a maior parte do tempo e, às vezes, é preciso diversificar pra sair da rotina.
Se o tom se repete nos pés, pode saber que é estratégia de sedução. Quando pinto minhas unhas de vermelho, eu quero que o homem que realmente me interessa só tenha olhos pra mim. Que outra cor teria o ciúme? Qual o tom da rebeldia? Esmalte vermelho já foi proibido em escolas, nas mãos de repórteres e das mulheres de maridos controladores. Quase tão insinuante quanto um decote exagerado. Antes de ser chique, exótico e até agressivo, já foi considerado vulgar. É subversivo porque desvia olhares e desperta fantasias. Vermelho é a cor do impulso e da intensidade. Um beijo vermelho, apaixonado, nunca será igual a um beijo rosa.
Quando pinto minhas unhas de vermelho, ponho um sorriso enigmático no rosto. A combinação é perfeita. Mas, quando eu estiver por aí com essa cor tingindo meus dedos, não pense que é só isso. Não faça avaliações precipitadas. É assim também que nós, mulheres, melhoramos nossa autoestima naqueles dias em que descobrimos a Gata Borralheira rondando nossa alma. No nosso jeito complexo de ser, é apenas uma forma de sacudir e de colorir a chatice e o tédio.
Vermelho também pode ser a cor da liberdade ou do desprendimento. Naquelas horas em que a gente precisa se cuidar, olhar pra dentro e se achar interessante, sem que ninguém precise confirmar isso, lindas unhas podem virar garras de proteção. É assim que a gente se sente viva. E já que estamos falando de esmaltes, pra dar o toque final, não se esqueça daquele brilho extra que os salões indicam. Ah, eu quero dizer brilho nas unhas e nos olhos!
