Por Patrícia Gomes
Pai, não fica triste, você não teve culpa. Eu sei que é difícil entender, eu sei que você nunca vai aceitar. Mas, eu fiz o que eu tinha que fazer.
Sabe aquela motinha que você me deu? Eu to com saudade dela. To com saudade de dançar com o bracinho levantado para fazer todo mundo achar bonitinho. To com saudade de correr pra te dar um abraço gostoso. Lembra que toda vez que você chegava em casa eu saía de onde eu tava, até de dentro da banheira, pra te mostrar que eu te amava? To com saudade de você. To com saudade da mamãe também.
Mamãe, não chora, eu to bem. Eu salvei a vida do papai. Ele me segurou no colo pra me proteger e fui eu que protegi ele. Aquele moço atirou, porque ele é mau. Mas, eu não deixei aquele tiro levar o papai. A bala atravessou o meu peito e parou perto do coração dele. Acho que ela vai ficar ali pra sempre, que é pra ele lembrar que eu queria mesmo que ele ficasse vivo.
Mas você, mamãe, ainda me pegou no colo, lembra? Eu não podia ir embora sem encostar em você e sentir o seu cheirinho de mamãe pela última vez. Obrigado! Guardo esse perfume comigo.
Pra minha irmã, fala que quando ela crescer vai entender melhor tudo isso. Eu sei que ela é bem mais velha. Eu tenho só dois anos e ela já tem cinco. Ai, quase esqueci. Ela fez seis anos, né? Não deu pra eu ir na festinha. Este ano acho que nem teve festa, né? Fala pra ela que ano que vem vai tá tudo mais tranquilo e, eu prometo, a festa vai ser linda. Quando ela perguntar, diz que tão me dando a minha “dedela”, tão cuidando de mim. Ah! E fala também que não adianta pedir, não tem escada tão grande que chega aqui onde eu to.
Vou pedir uma coisa, porque vocês são as pessoas que eu mais amo no mundo todo e no universo. Não deixa o pessoal esquecer disso que aconteceu comigo. Não deixa esses homens maus fazerem isso com outra criancinha. Não é legal. Eu nunca fiz nada pra chatear ele. Não sei por que ele tava com tanta raiva de mim... Ele não deve ser um moço muito feliz. Tomara que ele não tenha filhos, porque as crianças não gostam de ficar perto de gente ruim.
Vocês tão achando esquisito tudo isso que eu to falando, né? Eu tava aprendendo a falar quando vim morar com o Papai do céu. Lembra que eu chamava: papaiê? É que eu tive que aprender muita coisa de repente, levei um susto!
Cuida um do outro. Tenta voltar a ser feliz, papai. Tenta voltar a ser feliz, mamãe. Fala com a vovó que eu também to com saudade dela. E pode contar a minha história tão pequenininha pra todo mundo. As pessoas boas vão querer ajudar. Sabe por quê? Porque tem dor que é tão forte que a gente sente pelo outro.