Talento ímpar da mpb

Jornal O Norte
Publicado em 14/08/2008 às 23:13.Atualizado em 15/11/2021 às 07:41.



Henrique Costa Tourinho


Colaboração para O NORTE



Idealizador e incentivador das comemorações pelo centenário de nascimento de Godofredo Guedes –1908/2008- Hélio Guedes infelizmente nos deixou sem poder participar deste mega evento em homenagem ao seu pai. Impossibilitado de se locomover e estar fisicamente nos lugares, nem por isto, deixou de opinar, discutir e propor projetos e manifestações culturais que pudessem abrilhantar, ainda mais, as homenagens.



Sentindo o tio cada vez mais debilitado pela enfermidade, Gabriel assumiu, junto com órgãos públicos municipais, estaduais e iniciativa privada os eventos artísticos que estão e serão produzidos ao longo deste ano. Programados o lançamento de um DVD (em setembro), gravado ao vivo no dia 06 de agosto de 2008. No show foram executadas dezoito músicas, sendo quatorze de Godofredo, duas de Beto ( Nena, canção feita para sua irmã, já falecida) e Choro de Pai, mais três de Gabriel ( Valsa Mineira, Júlia e Lira / essas duas últimas dedicadas as suas filhas ) e contou com as participações especiais de Beto Guedes, Lô Borges, Paulinho Pedra Azul, Toninho Horta, Marina Machado, Tavinho Moura – Orquestra de Cordas – Regional do Chorinho e coral feminino com as vozes de Naíssa Guedes, Bianca Luar e Clarinha Maciel, dentre outros músicos de peso, como Paulinho Carvalho, Vermelho ( 14 Bis ) e Nenêm (bateria).



MÚSICAS



Lançamento até o final deste ano do CD “Sambas do Godofredo Guedes”, que será o segundo de uma trilogia. O primeiro já foi lançado no mercado –“ Chorinhos do Godofredo “- ano 2005 -, com participação de Milton Nascimento e outros. Por último, o CD “ Valsas de Godofredo”.



Apresentação em Montes Claros no dia 15, com a família Guedes ( Beto, Gabriel, Ian e sua  esposa Bianca,  dentre outros ), no palco das festas de agosto, entre outros eventos que serão anunciados e divulgados pela imprensa.



· Uma lembrança digna de nota: Gabriel chegou à cidade um dia antes do falecimento do seu tio Hélio. Neste dia, mostrou-lhe a “Boneca” da produção artística que seria feita para o evento no Palácio da Artes. Ele olhou, olhou...passou a mão no papel, alisou-o para sentir a textura e dirigindo um olhar carinhoso para o sobrinho, deu a sua total aprovação. “ Vai matar a pau...vai matar a pau, bicho...pronunciou!



VIAGEM



Convidados para comparecermos ao show  em homenagem a Godofredo Guedes em BH, saímos de Montes Claros no dia do evento, 06 de agosto, às 10h30.



 Gabriel e Durval Santos conseguiram o apoio de  uma conceituada empresa  de transportes da cidade e 30 (trinta) entradas de cortesia. A turma estava animada, a viagem transcorreu sem contratempos. Zeca Aguiar levou um DVD com concerto organizado por Eric Clapton em tributo a George Harrison, que foi visto por todos.



 Ao longo do trecho, podíamos ouvir lindas melodias, tocadas e cantadas por músicos, entre os quais: Cid Monteiro, Beu Viana, Eduardo Antunes, Flávio Melo e Rafael Milo. Um coro feminino nas vozes de Rita Almeida, Fátima Maia, Lenita de Carvalho e Lícia Lima, davam uma força para os rapazes....e seguimos viagem.



 Na chegada a BH o trânsito nos segurou por mais de uma hora....mas chegamos! alegres e dispostos. Lana Guedes já nos esperava e distribuiu os ingressos para a turma.



O SHOW



 O Palácio das Artes, templo da cultura mineira, estava em noite de gala. Teatro bonito e confortável, acolheu a todos e teve sua lotação esgotada. O show foi uma mistura de talento, organização e competência dos músicos e produtores. Gabriel, com o seu jeito simples e carismático, comandou o espetáculo com maestria, criando uma grande empatia com o público e hipnotizou a platéia que, em completo silêncio, prestava atenção a cada nota e a cada acorde que eram executados por este exímio e brilhante multiinstrumentista. Com uma desenvoltura de encher os olhos, toca no show: violão, guitarra, piano, bandolim e cítara. Além destes instrumentos, outros são dominados com a mesma precisão, como: violino, rabeca, viola, baixo, bateria, flauta.... Como disse Zeca Aguiar para a jornalista Fabíola Cangussu: “ acredito que ele consiga tocar todos os instrumentos que chegar as suas mãos”.



 Houve uma enorme sinergia entre músicos e platéia. Momentos de extrema emoção, com destaque para as canções “ Noite sem Luar”, interpretada primorosamente por Beto. “Nena”, música instrumental, linda! que encheu o ambiente de ternura, paz e harmonia. “Cantar”, o grande “hit” de GG, com todos os músicos no palco e ajuda vocal do público, levantou a platéia que aplaudia de pé e pedia “bis”.  Nos camarins e coxia a confraternização era geral. Silvana Guedes e Miriam Maciel felizes com o sucesso dos filhos.



 Diante de tais fatos, duas certezas se impõem: a partir da divulgação e comercialização do DVD alusivo ao evento, as pessoas poderão ver e ouvir o talento inconteste e insofismável de um dos músicos mais completos do País.



 Godofredo vivo, hoje, estaria radiante e orgulhoso do seu neto Gabriel, assim como nós, seus amigos, estamos.



Lá em cima no céu Godofredo, Julhinha, Nena, Hélio, Seu Candinho e Dona Chiquita aplaudiram também.



PS.   Não poderíamos aqui, neste momento, deixar de agradecer de coração ao nosso xará Sapori e toda a turma da empresa, em especial ao nosso motorista, Alex Sobral, símbolo de funcionário competente, dedicado e profissional;


A João Maia, que nos ofertou delicioso churrasco e a famosa paçoca;






A todos da família Guedes, os nossos sinceros agradecimentos.



Henrique Costa Tourinho, em nome de todos os que viajaram conosco, o nosso muito obrigado!

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por