Logotipo O Norte
Sábado,20 de Dezembro

Silêncio…

Daniella Inácio

Jornal O Norte
Publicado em 04/10/2013 às 09:22.Atualizado em 15/11/2021 às 17:12.

Daniella Inácio

Penso que na vida temos que ter equilíbrio para tudo, inclusive para o barulho e o silêncio. Não me lembro de ter sido uma criança barulhenta, mas quando adolescente saia muito e vivia no meio do barulho das baladas, que na minha época eram discotecas, bailes e gincanas de clube (kakaka… Sim, estou ficando velha!). Quando entrei pra faculdade, também havia muito barulho em minha vida: festas em repúblicas, campeonatos de futebol, carnaval etc. Mas de uma coisa nunca abri mão: do silêncio na hora de estudar.

O barulho não me deixa concentrar em meus pensamentos. O barulho não me deixa raciocinar em cima de um problema. O barulho nem me deixa estacionar o carro direito (rsrsrs… Lá vem um machista dizer que isso é coisa de mulher). Quando eu estava no mestrado, tinha que estudar de madrugada para conseguir produzir alguma coisa.

Ultimamente minha vida tem sido muito barulhenta: é barulho no trabalho, barulho na rua, barulho no trânsito, barulho na academia, barulho em casa. Tenho sentido cada vez mais falta do silêncio. Na verdade, acho que nem é falta, é necessidade. Necessito urgentemente de silêncio.

Silêncio me acalma, me faz pensar melhor, me coloca em contato com o meu eu. O barulho machuca. Sério, o barulho machuca não só os ouvidos, mas a minha cabeça. Percebo que meu rendimento não é total (nunca tive rendimento de 100%, mas ultimamente ele está muito aquém do esperado). Fico me culpando, me sentindo preguiçosa, mas sei que a culpa não é totalmente minha. Tento, tento, tento, mas não consigo render no barulho.  E encontrar o silêncio está cada vez mais difícil: não tenho mais as madrugadas para ler e estudar, pois acordo cedo pra trabalhar, não tenho um cantinho debaixo de uma árvore para relaxar, pois árvores são coisas raras hoje em dia e mesmo que as encontremos, elas também são barulhentas (rsrs).

Anseio, ansiosamente (sim sim, a redundância é proposital), por um minuto de silêncio, por tempos mais quietos e menos tumultuados, em que eu possa relaxar e fazer meu cérebro pegar no tranco. Necessito de equilíbrio, principalmente do equilíbrio entre silêncio e barulho.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por