Renove sua saúde após os 50

Jornal O Norte
Publicado em 29/09/2009 às 10:26.Atualizado em 15/11/2021 às 07:12.

Felippe Prates



Se você é daqueles que se escondem atrás da desculpa de que sempre foi sedentário e já perdeu o momento para fazer alguma coisa sobre isso, pode procurar outra moita.  Uma pesquisa com 2.205 homens realizada ao longo de três décadas revelou que quem começa a se exercitar aos 50 anos obtém os mesmos benefícios cardiovasculares e respiratórios, do que aqueles que malharam a vida toda.  Ou seja, nunca é tarde para começar a correr, caminhar e pedalar, diz uma pesquisa sueca publicada na revista “British Journal of Sports Medicine”. Nessa pesquisa, homens que começaram a praticar exercícios regularmente aos 50 anos mostraram os mesmos benefícios cardiorrespiratórios após uma década de atividades do que aqueles que fizeram esportes desde a juventude. O estudo foi realizado por cientistas da Universidade de Uppsala-Suécia.  Eles acompanharam o histórico clínico e os hábitos de 2.205 homens que tinham 50 anos entre 1970 e 1973 e foram reexaminados aos 60, 70, 77 e 82 anos.



Ainda sobre corrida e atividade aeróbica, recentemete correu o mundo que o presidente da França, Nicolas Sarkosy  –  o Baixinho de Sorte (o batismo é nosso), casado com a toda boa (com todo respeito) Carla Bruni –  ele com 54 anos, passou mal enquanto corria.  (Ou será que não teria “tomado um ar” após o “expediente doméstico”?)  Sarkosy, que além de bom de mulher é um corredor dedicado, estava de dieta, fazia calor e não se sabe se tudo isso está relacionado à indisposição durante a corrida. 



É claro que os preguiçosos de plantão logo correram e exclamaram “está vendo como correr não faz bem!?”  Bem, em primeiro lugar, sedentário passar mal não seria notícia.  Sedentarismo é fator de risco para obesidade, diabetes do tipo 2 e doenças cardiovasculares.  E os benefícios da corrida superam com folga esses riscos, considerando que pessoas que correm regularmente têm uma chance 50 por cento menor de sofrer um ataque cardíaco do que as sedentárias. De fato, segundo uma revisão do impacto da atividade na saúde realizada por médicos do Kaizer Permanent Medical Center, na Califórnia-USA, exercícios são tão importantes na prevenção de doenças que os médicos deveriam prescrevê-los como fazem hoje com os medicamentos.  Hipócrates, o pai da medicina, já dizia isso cinco séculos antes do nascimento de Cristo, mas tem gente até hoje que duvida.



Ser uma pessoa físicamente equilibrada, no sentido literal, é muito fácil.  Basta de dois a quatro minutos por dia de um exercício conhecido por “saci pererê”. Um estudo na revista “Medicine and Science in Sports Exercise”, ensina que o segredo está em fortalecer os tornozelos.  Tente ficar pelo menos dois minutos equilibrado numa perna só.  Fácil, não?  Cruze os braços sobre o peito.  Ainda tranqüilo?  Feche os olhos e não pode balançar.  Se balançar, comece tudo de novo. O ideal são duas séries para cada perna.  E você pode fazer isso escovando os dentes, penteando o cabelo, por exemplo.  Soa meio ridículo, sabemos.  Mas, garantem os autores desse estudo da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, que em quatro semanas você já obterá resultados.  Afinal, não custa lembrar que a torção do tornozelo é a lesão mais comum em atividades físicas.



Referências:  Revista “Medicine and Science in Sports Exercise”.


“British Journal of Sports Medicine”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por