Logotipo O Norte
Domingo,29 de Dezembro

Psicologia e Comportamento: O encontro mágico - por Leila Silveira

Jornal O Norte
Publicado em 23/11/2007 às 17:15.Atualizado em 15/11/2021 às 08:24.

Leila Silveira


Oi Leila, tenho 22 anos e, conforme especialistas, meu problema é depressão. Tenho acompanhado sua coluna e meu interesse aqui é saber como uma tal ciência chamada Psicologia pode dar suporte ao meu tratamento. O psiquiatra que me acompanha sempre fala que devo aliar o tratamento psicológico ao medicamentoso, e apesar de eu já ter tentado o tratamento com uma psicóloga não percebi melhora, alias até achei que falar do problema me deu  a impressão de estar apenas  remoendo-o.  O que você pode me dizer sobre esta situação M.B.



Prezado M.B., a vida é cheia de encontros que podemos creditar como mágicos. Mas de todos os encontros que nós seres humanos possamos ter, não existe (nem poderia) nenhum encontro maior  e ao mesmo tempo difícil que o encontro consigo mesmo. Nada pode se comparar a este momento que vou chamar de mágico na medida que nos liberta da necessidade de usarmos máscaras e ao mesmo tempo nos humaniza em torno de nossos limites e remete a vôos transcendentes derrubando fronteiras, vencendo os medos e possibilitando vivenciar interiormente as questões mais particulares de cada um,  genuínos valores e a sonhada felicidade compartilhada.



A Psicologia que é uma ciência e uma profissão, tem como objeto de estudo o comportamento humano e conduz as pessoas neste encontro com si mesmas somando o conhecimento cientifico às várias técnicas e a um modelo teórico de atuação que capacita o psicólogo (a) a estabelecer e analisar os questionamentos de cada pessoa.



É fundamental lembrar que a Psicologia não tem receitas mágicas e não tem o poder de mudar a sua história de vida , mas pode mudar a maneira de você encará-la.



Muitas pessoas assim como você demonstra incompreensão sobre como apenas falar pode contribuir em sua melhora.  Na verdade o processo terapêutico não pode ser apenas repetição de seus problemas, mas sim a oportunidade de você resignificá-los , isto é, a pessoa ao falar passa a analisar seus sentimentos íntimos e vai desenvolvendo recursos para lidar com eles e conseqüentemente dar um novo significado a sua vida.



Na verdade a pessoa sabe tudo sobre si mesma, mas não tem esta consciência. Metaforicamente a psicologia vai propiciar que você perceba sua vida com outros olhos, o que ajuda na compreensão sobre sua realidade e melhora a qualidade de vida através de atitudes saudáveis e da auto-estima.



Para que um processo terapêutico funcione deve existir o encontro de alguém que quer ajudar com alguém que quer ser ajudado. Caso contrário não vai dar certo...



A pessoa que apresenta um quadro depressivo tem três emoções básicas: autocrítica, negatividade e desesperança aliadas a uma sensação de fracasso,  incapacidade de buscar satisfação no meio ambiente. Também costuma percebera penas características negativas em sua vida.



Como a depressão é um estado mental e a psicologia também poderá lhe estimular a pensar de forma diferente, a registrar e alterar os pensamentos que não agregue valor na obtenção do que você deseja.



Os resultados obtidos quando o tratamento medicamentoso é aliado ao psicológico costuma ser muito satisfatório, pois aumenta sua percepção a respeito  de si mesmo, aumenta sua autoconfiança e capacidade de orientar criativamente na busca de seu equilíbrio.



Resignifique a idéia de encontrar um profissional  ou quantos forem necessários para que você não perca a oportunidade de fazer este encontro mágico com você mesmo.



Boa sorte e obrigada pela sua participação.



* Psicóloga, professora do Isemoc/ Funorte


leilasilveira@bol.com.br

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por