Jeny Canela Perosso
Pedagoga e funcionária pública municipal
e-mail: jenycanela@ig.com.br
Educação Fiscal é um programa federal com teor conteudista bastante favorável a formação crítica e política de alunos, professores e comunidades, na medida em que propõe oportunidades de todos participarem da gestão pública e de serem, dessa forma, co-responsáveis pelos destinos e eficiência da mesma. Oferece espaços para questionamentos e dúvidas comuns e pertinentes ao contexto sócio politico econômico vigente, como: qual a importância dos impostos a serem pagos pelos cidadãos? Como é definido o destino das verbas públicas? Qual a importância da nota fiscal no ato da compra? De que maneira cada cidadão pode responsabilizar-se pela sustentabilidade que garante vida mais saudável para todos no planeta?
Ressalta-se que o conteúdo do Programa Educação Fiscal pode e deve ser trabalhado concomitantemente a todas as áreas do conhecimento e Projeto Político Pedagógico já definidos pelas escolas em razão de caracterizar-se pela íntima relação que tem com a vida e com as questões que envolvem o despertar da consciência dos direitos e deveres sociais implícitos em todas e quaisquer intenções educativas.
Nessa perspectiva vale destacar o apoio da gestão municipal que, através da Divisão de Projetos e Programas da Secretaria Municipal de Educação está oportunizando a socialização dos preceitos do referido programa junto aos profissionais, alunos e comunidades educativas da Rede Municipal de Ensino. E tem procurado faze-lo de forma que todos percebam a importância da co-responsabilidade no propósito maior do programa que é o de despertar para a vigilância que todos os cidadãos de bem precisam ter com a manutenção do patrimônio público. E com a própria ação e postura diante da depredação ambiental, por exemplo, que tem assustado pelo fato de caracterizar-se, cada vez mais, pela insensatez e pela indiferença em projetar o futuro gerando consequências catastróficas que assustam pelas dimensões que comprometem a vida no planeta e a qualidade de vida das pessoas.
Nesse sentido, vale sublinhar ainda a responsabilidade que o Programa Educação Fiscal lança também para a consciência do voto que sugere a possibilidade de elegermos representantes cada vez mais comprometidos com as causas públicas e que apresentam propostas mais favoráveis ao bem comum. Ressalta-se que o voto constitui num instrumento primordial de cidadania, de participação e de desejo em sermos partícipes atuantes da politica enquanto ciência que produz vida e faz de nós seres pensantes, atuantes e indispensáveis, independentemente do contexto e área de atuação.