* Magnus Medeiros
Professor é luz. Candeeiro que conduz o estudante durante toda a sua vida escolar, com boa dose de paciência, compreensão e sabedoria. Professor é esperança. Esperança de dias melhores para milhares de crianças e jovens em todo o País, na busca futura de realizações pessoais e profissionais para as quais a educação é ponto fundamental.
Professor é tolerância, tantos são os dissabores, as dificuldades e problemas diários de toda ordem, além da evidente desvalorização da classe através dos salários ínfimos, mas ainda assim o professor não abandona a luta, a missão de educar e tentar transformar a sociedade com o seu trabalho, fazê-la mais justa e coerente, mais humana.
O magistério continua sendo o sonho de muitos, apesar de tudo, a certeza de estar contribuindo para as mudanças básicas, que só com a educação poderão se processar no país. Se ser mestre é também “padecer no paraíso”, esperando que os legisladores e administradores do Brasil reconheçam um dia que nada será mudado, nada será melhor, sem a contribuição efetiva do professor, cuja maioria dedica-se com extrema seriedade à profissão escolhida por vocação ou opção. Nesse dia, a educação será prioridade não apenas no papel, mas ocupará consciências e espaços cada vez maiores nos programas de governo.
O País só crescerá e será próspero como pretende, se colocar a educação em primeiro plano e o professor no lugar que merece dentre as categorias profissionais, com o reconhecimento, a valorização e salários a que faz jus.
Nossos mais sinceros cumprimentos àqueles que, como nós, escolheram e dignificam o caminho espinhoso da educação no País.
*Professor e jornalista
