Piada? Pior que não!

Jornal O Norte
Publicado em 19/01/2009 às 10:45.Atualizado em 15/11/2021 às 06:50.

Antônio Jorge


ajrettenmaier@terra.com.br, ajrs@pop.com.br


Membro da AGEI, Associação Gaúcha dos Escritores Independentes.



Quando eu tinha lá meus dezoito anos, estava ainda no início de minha carreira de rádio, me contaram essa piada, que hoje ainda deve ser considerada realidade. Isso que é o pior! Putz!



Logo que a televisão começou a ganhar o mundo, Deus chamou São Pedro e o mandou descer a Terra e comprar um aparelho dos melhores que houvesse, porque queria lá de cima acompanhar em tempo mais ou menos real, o que acontecia aqui no mundo que ele havia criado. E o Pedrão assim fez.



Ao chegar de volta, quase não deu para aguentar a ansiedade de Deus ver aquele trambolho funcionando. Antena instalada, tomada ligada, televisão funcionando.



O primeiro canal era russo, e mostrava um povo coberto de neve, tentando naquele frio plantar trigo para matar sua fome. Deus perguntou quem eram aqueles e São Pedro respondeu que eram russos, que cumpriam sua determinação de ganhar o pão com o suor de seu rosto. Deus mandou que Pedro mudasse de canal.



Apareceu então a imagem de homens todos sujos de lama e petróleo, e Deus quis saber quem eram, e São Pedro disse que eram americanos, ganhando o pão com o suor de seu rosto. E Deus mandou mais uma vez por não ter gostado das imagens, Pedro mudar de canal.



Apareceram então imagens de gente capinando com suas enxadas um chão seco, outros carpindo uma lavoura de milho e feijão, outros numa lavoura de arroz, mais outros trabalhadores carregando tijolos e virando massa na construção civil, e ainda os coitados virando latas de lixo para achar sobras de comida, e Deus impressionado com as imagens perguntou quem eram aqueles, e ouviu de Pedro que eram brasileiros, que como ele mesmo ordenara, ganhavam o pão com o suor de seu rosto e aqueles que não tinham trabalho se viravam com as sobras que encontravam. Deus mais uma vez e mais do que antes, e ficando triste com o que vira, mandou que fosse mudado o canal porque ele não queria ver ninguém sofrendo tanto assim. E Pedro mudou de canal.



Apareceram então numa sucessão de imagens, pessoas bem arrumadas refesteladas em cadeiras altas em salas com ar condicionado, tirando um belo cochilo. Outras, refesteladas em cadeiras confortáveis à beira de praias do sul, leste e nordeste do Brasil. Outras tantas, pescando à beira do Araguaia ou no Pantanal Matogrossense, contando cabeças de gado, sempre com um belo copo de uísque na mão. Em outra sequência, aquelas mesmas pessoas agora em um grupo só, formavam um cordão de camisas coloridas, cantando e dançando em um imenso salão de festas, em pleno carnaval. Deus quis então saber mais satisfeito, quem eram aqueles!



São Pedro, meio sem graça e chateado com aquilo, respondeu:



“Ah, Senhor! Aqueles são políticos brasileiros! Os únicos que não acreditaram que o senhor estivesse falando sério!”



E Deus se lembrando das cenas anteriores que vira em outros canais, mandou desligar a televisão, porque ao contrário do começo de tudo, estava triste e nem um pouco satisfeito com o que criara.



Um aviso! Qualquer coincidência é mera semelhança!



Fala Sério!



Um abraço! Até semana que vem!



E dia 24, 19 horas no Recanto dos Autores da Oitava Feira do Livro de Tramandaí na Praça Leonel Pereira, estaremos com nossos amigos do litoral gaúcho com palestra, sessão de autógrafos e encontro com leitores. E dia 31 às 20 horas na Feira do Balneário de Pinhal. E começo de fevereiro em Imbé.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por