Pesquisa em Foco

Subitamente algúem aborda você na rua, em casa, no trabalho, tanto presencialmente, como pelo telefone ou mesmo por e-mail: “Você acaba de ser escolhido para participar de uma pesquisa

Jornal O Norte
Publicado em 10/10/2014 às 01:14.Atualizado em 15/11/2021 às 16:38.

Subitamente algúem aborda você na rua, em casa, no trabalho, tanto presencialmente, como pelo telefone ou mesmo por e-mail: “Você acaba de ser escolhido para participar de uma pesquisa. Posso tomar alguns minutos do seu tempo?” Sem tempo para pensar, você imagina que é alguém querendo vender ou impingir algo a você. Atônito pelo efeito surpresa e pelas questões, por vezes invasivas, você resiste perguntanto: O que vocês querem? Por que eu? Para que querem essas respostas? Qual o fim da minha informação? Quais são os meus direitos e responsabilidades como um participante nestas atividades? Enfim, de repente, gera-se uma desconfiança entre entrevistado e entrevistador, talvez por falta de costume, que nós na SOEBRAS pretendemos inverter.

Com efeito, é nossa preocupação na plataforma de ensino no Norte de Minas Gerais incrementar o crescimento da pesquisa como parte integrante na formação de graduandos e pós-graduandos. Nesse sentido, a demanda da participação da população será cada vez maior, à qual pedimos, desde já, uma maior compreensão e aproximação a bem do desenvolvimento social e económico da nossa sociedade.

Nesse sentido, pretendemos com esta crônica e na coluna “Pesquisa em Foco” esclarecer o público sobre as pesquisas acadêmicas que estão acontecendo sob a supervisão de professores pesquisadores das instituições de ensino superior em Montes Claros. As publicações em revistas científicas nem sempre são acessíveis ao público que participa das pesquisas, dessa forma, esta coluna objetiva ser um canal de informações sobre as pesquisas, sobre a participação com o foco de clarificar direitos e responsabilidades.

É preciso ficar atento ao ser convidado para participar de uma pesquisa!

A seguir, algumas caraterísticas das pesquisas acadêmicas que pesquisadores capacitados devem expressamente pedir a sua participação e colaboração.

O que querem? Eles querem informação sobre você ou sobre quais são as suas opiniões sobre um assunto de interesse à disciplina acadêmica ou técnica que eles estudam ou ensinam.

Por que você? Provavelmente, eles têm interesse em pessoas como você, por que moram onde você mora, que usam uma loja que você usa, que estudam onde você estuda, que sofriam de uma doença, acidente ou outra experiência de vida que você também tem passado.

Por que querem? A qual fim? Primeiro, para analisar conjuntamente com as informações colhidas de outros participantes e/ou com estudos já publicados. Segundo, para responder a alguma pergunta de pesquisa que foi proposta  num projeto. Para estudantes e professores tais projetos fazem parte de sua formação, conformando com as metas de ensino superior do Ministério de Educação, por exemplo, no caso de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Finalmente, com esta coluna, espero que possamos tirar dúvidas e divulgar estudos acadêmicos, tanto como celebrar os  novos conhecimentos e apoiar  o desenvolvimento e disseminação de altas práticas técnicas e éticas em pesquisa em nossa cidade e região. O e-mail a seguir direciona-se ao envio de dúvidas e notícias sobre pesquisas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por