Como se sabe, é muito difícil realizar pesquisas de intenção de votos para deputado federal e estadual, pois o universo é enorme e pode variar de região para região. Agora mesmo, o DATA Tempo/CP2 mostra uma amostragem de levantamentos para deputado estadual em todo o Estado e os primeiros nomes preferidos do eleitorado já aparecem.
Entretanto, esses nomes não podem ser considerados aqueles que vão efetivamente ocupar as 77 vagas na Assembleia. Isso porque a Justiça Eleitoral tem uma fórmula para calcular quantas cadeiras cada partido terá direito. A conta envolve, além do número de votos de cada candidato, a totalidade da votação de cada legenda, de forma a garantir a proporcionalidade e a participação de segmentos minoritários da sociedade.
Minas Gerais tem 1.199 candidatos, o que determina uma disputa de 15,6 nomes por vaga. É praticamente um vestibular de curso considerado concorrido. Dos 77 atuais deputados estaduais, 66 tentam permanecer por mais quatro anos no Legislativo. Mas a tarefa pode não ser fácil. Na eleição de 2010, a renovação no Legislativo mineiro foi de 36,36%. Em 2006, o índice atingiu 40,1%.
Na lista obtida pelo levantamento aparecem nomes já conhecidos, como os de alguns deputados, ex-deputados e ex-prefeitos. O candidato mais citado, com 1,1%, é Gil Pereira. Ele é ex-deputado estadual e ex-secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor). Em segundo lugar aparece o atual deputado e ex-prefeito de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Bonifácio Mourão. Ele é seguido de perto por Inácio Franco, que atualmente também ocupa uma cadeira na Casa.
Ainda nos primeiros lugares estão deputados como Luiz Tadeu Leite (Tadeuzinho), Rosângela Reis, João Vitor Xavier, João Leite, e Elismar Prado. Entre os candidatos que pontuaram estão ex-prefeitos como Ademir Lucas e Marília Campos, que comandaram Contagem, Pompílio Canavez, que foi prefeito de Alfenas, no Sul de Minas, e Danuza Bias Fortes, que esteve à frente da administração de Barbacena. no Campo das Vertentes, Arlen Santiago, Ana Maria Resende e Luis Henrique Santiago.
Os deputados estaduais eleitos em 5 de outubro serão diplomados ainda este ano e tomam posse em fevereiro de 2014 para um mandato de quatro anos.
O levantamento realizou 2.066 entrevistas em todas as regiões de Minas Gerais, com todas as faixas etárias. A margem de erro é de 2,16 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral tem protocolo MG 00148/2014. Hoje ainda serão divulgados os primeiros nomes para deputado federal.Vamos aguardar.
