Parabéns Montes Claros!

Por Ruth Tupinambá Graça

Jornal O Norte
Publicado em 02/07/2013 às 22:20.Atualizado em 15/11/2021 às 17:05.

Por Ruth Tupinambá Graça


Você hoje está ganhando mais um aninho.156 anos, que beleza!!...


Você é valente superando todos os males , injustiças e traições. A vida é assim mesmo. Cheia de altos e baixos mas sempre se consegue recuperar.


Eu me lembro muito bem do seu passado de lutas e glórias pois a conheci quando apenas engatinhava, mas já era forte mas muito pobre minha querida. Esquecida neste imenso sertão, longe da civilização, sem comunicação e transporte


Suas ruas tão feias calçadas á “pé de moleque”, calçamento grosseiro com enormes pedras que estragava os saltos


“Luis xv”das mocinhas daquela época.


Você era escura, tempo dos lampiões para os mais ricos e as Candeias de querosene para os mais pobres.


Água precária sem nenhum tratamento, conservada em filtros e potes de barro. Não existiam automóveis em nossa cidade somente os carros de bois deixavam um rastro sinuoso e um triste som quando transitava em suas ruas carregados de lenha para suprir os enormes fogões nas grandes cozinhas.


Apesar de tudo você era alegre e feliz. Faltava-lhe luz você era escura mas você não era triste porque tinha um céu estrelado e a noite uma lua linda clareava toda a cidade e os poetas e seresteiros vinham saúda-la com seus violões e lindas modinhas.


Foi um tempo bom de muita paz e você era tranqüila.


As pessoas se comunicavam, se entendiam, eram solidárias, sinceras, sem luxos e mordomias, uma verdadeira família de mineiros. O tempo não para você foi crescendo esse envelhecendo. Aos poucos surgindo as oportunidades, tornando-se conhecida por que realmente você era uma cidade de muito futuro.Forasteiros vieram se aproximando e com seu enorme coração recebendo-os (como faz até hoje) como seus verdadeiros filhos. A população aumentou , a política se avolumou tanto que lhe troce grandes problemas e confusões.Os montes Claros se transformaram em “montes escuros” por algum tempo. Foi uma fase bem triste a dos anos 30. O terrível golpe de 6 /2/1930, com a tocaia para o Vice –presidente Dr. Melo Viana sob o comando de Dona Tiburtina, no qual você perdeu tantos filhos queridos.


Foi uma fase em que Montes Claros ficou conhecida (em vários Estados) quando os jornais noticiavam com toda maledicência, aquele terrível acontecimento politico que lhe deu a “pecha” de cidade assassina. Foram muitos anos de vinganças, sofrimentos e injustiças após aquela trágica barbaridade de Dona Tiburtina. Mas você superou com sua força e honestidade, seus filhos lutando dignamente pelos seus direitos. Acidade cresceu muito e você vivia feliz e muito alegre. O seu centenário, eu me lembro, foi um sucesso. O Dr. Hermes de Paula (apaixonado por Montes Claros) organizou tudo com muito amor em todos os detalhes. E no dia 3 de julho de1957 acordamos com a Banda de Música, foguetes estourando. Era a alvorada pelo seu aniversário, numa comemoração alegre com muita gente as ruas principais. Houve Missa Campal na Praça Dr. Chaves e durante o dia foram diversas as promoções: desfiles bem organizados onde toda a população compareceu, com números folclóricos e várias apresentações, banquetes para os visitantes, e a noite um baile com um Show especial.


Você estava feliz, minha querida! Foi um centenário comemorado com muito amor e para completar sua alegria o grande poeta Dr. Luiz de Paula homenageou-a com a bela musica:


Montes Claros ,Vovó centenária
Tu estás tão bonita de vestido novo
Olha teu céu , tua serenata
Eo labor dos seus filhos criando riquezas...


Na verdade você estava linda bem conservada com 100 anos.


Passaram-se 50 anos e na gestão do Prefeito Athos Avelino em


2007, foi comemorado o sesquicentenário. Foi também uma festa bonita na qual o Prefeito e principalmente o Secretário da Cultura Dr. João capricharam. Você continuou crescendo vertiginosamente e hoje 156 anos passados você é realmente uma grande cidade. Não é mais aquela “menina” pobre que eu conheci, tímida e desconfiada. Você hoje é rica e poderosa tem tudo para ser mesmo’ uma’” Rainha.”


Mas eu percebo que com tantas vitórias você não está tão alegre como antigamente. Eu que a acompanhei tantos anos vejo este seu constrangimento:´é a violência que a deixa tão perturbada e tão assustada. Você sofre muito e nós sofremos também. E procuramos uma solução e um remédio para o seu mal.´


Você cresceu muito minha querida Montes Claros! Largas ruas e avenidas rasgaram o seu coração, como mananciais fecundos levando a seus filhos mais humildes e afastados, conforto, alegria e segurança. Dia a dia surgem novos bairros requintados onde seus filhos se esmeram numa disputa continua de ter a melhor e a mais requintada residência.


Você está talhada para ser a grande Metrópole Norte –Mineira. Sua hospitalidade é famosa de norte a sul porque você não conhece o egoísmo e haverá sempre um lugar para mais um em seu coração de sertaneja simples enquanto tudo se agita em torno de você, enquanto as chaminés das grandes industrias se elevam comprovando seu desenvolvimento econômico, sobem novos edifícios, inauguram-se grandes centros comerciais, carros e motos entopem suas ruas, Escolas em todos os bairros, Faculdades surgindo(como num passe de mágica) crianças brincam em suas Praças, mas enquanto tudo cresce assustadoramente, eu sinto que você está triste, calada e magoada... e você chora.


Embora você cresça, embora você se desenvolva, você chora porque não é feliz .Você não é feliz porque se.esqueceram que você tem alma. Esqueceram-se que você é vaidosa, que é mulher e como tal possui um coração sensível cheio de amor para seus filhos.Que você quer beleza, conforto e civilização mas também quer limpeza e higiene. Não percebem que seu coração se sangra vendo suas ruas, praças e avenidas tão sujas cobertas de papeis, sacos e garrafas de plástico e outros objetos imundos. E milhares de pessoas que transitam pelas ruas e não têm o mínimo de respeito pela cidade transformando suas praças e ruas num verdadeiro lixo. Que você não poderia ser feliz vendo a indiferença da comunidade em relação ao seu aspecto.


Sua comunidade também é bastante culpada pela sua tristeza sua decepção.Ela se preocupa mais com as “cifras”, com o poder, a política, o futebol. Felizmente existem exceções mas a maioria corre numa euforia meio alucinada pelos lucros, pelos grandes empregos, pelas oportunidades. Não pensam em você, Montes Claros, que está se tornando ridícula em seu aspecto físico.. A comunidade se esquece que você precisa de mais atenção, mais cuidado.


E todos culpam a Administração. É uma maneira muito tranqüila e consoladora jogando toda culpa na Administração Publica.


Sejamos sinceros,Sabemos que a Administração atual está fazendo o possível para tornar a cidade limpa e agradável sobretudo reparando erros que a cidade sofreu nestes últimos anos.


É verdade que a união faz a força e que a Administração sozinha jamais poderá fazer tudo, arcando com erros e falhas das Administrações passadas.Portanto é necessário que a comunidade se desperte libertando-se do egoísmo doentio fomentado pela política errada, deixando de lado as paixões partidarias do seu dever como gente. Gente de fibra como é o nosso sertanejo. É só questão de sacudi-lo, acordando-o para a sua responsabilidade. Trabalhemos juntos de mãos dadas com a nossa Administração Pública formando uma corrente se entrelacem numa cooperação constante com um grande propósito: Que a nossa cidade cresça maravilhosamente em todos os sentidos e aspectos , para a alegria e felicidade de seus filhos e para que , minha querida Montes Claros, nunca mais chore!E agora juntamente com os meus parabéns aceite o meu conselho: Seja autêntica como sempre foi. Dispense os festejos, Shows, foguetes, balões e qualquer comemoração pelo seu aniversário. Isto não justifica nem resolve a situação em que Você está vivendo. Em troca diga que você quer paz e sossego.


Que a comunidade tenha uma atitude drástica pra combater juntamente com a Administração Pública e todos os órgãos responsáveis pela sua sua segurança, deputados e vereadores, policiais, enfim todos que possam colaborar, de qualquer forma, com esta violência. E acredite minha querida, eu estarei rezando para que tudo dê certo, você seja muito feliz e volte a sua alegria alcançando o que tanto deseja acabar com esta violência que se alastra desastrosamente como fogo nas “queimadas” estragando tudo que você construiu á duras penas.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por