André Senna *
Pai é mais que um sujeito ou um nome no dicionário. Pai é companhia e verdade, é sabedoria e aprendizagem. Pai, antes de tudo, é saber amar e participar. Pode ser que não esteja presente fisicamente, mas pai é pai, e pode fazer a diferença mesmo que o tempo e o espaço o separe de seus afetos.
Hoje, quero homenagear todos os pais na pessoa do meu pai. Não o conheci praticamente, mas como já disse, ele pode fazer a diferença além do tempo e do espaço. Amo-te pai, e agradeço por tudo que fizestes por mim! Por cada minuto de vida que me confiou. Por eu ser quem sou e partilhar minhas experiências.
Pai, você é uma referência, ou será um ponto de partida? O importante é que, em qualquer lugar, você é meu pai e eu te amo muito. Já não nos vemos há exatos vinte e nove anos, mas o senhor nunca esteve tão presente em minha vida.
Depois desse final de semana, onde os pais foram homenageados, venho de público declarar meu amor e minha eterna gratidão a você pai. Talvez algum de vocês leitores possa ter vivido mais que eu com ele. Seu nome é Afonso Celso Guimarães, e eu encho a boca para falar em alto e bom som:
- Eternamente te amo, meu pai!
E em seu nome saúdo a todos os pais. Ame seu pai. Abrace seu pai. Diga eu te amo. Afinal, nunca sabemos quando irão além de nossos olhos humanos. Parabéns, pais!
* Universitário