Onde você estará daqui a 20 anos?

Jornal O Norte
Publicado em 29/04/2010 às 09:48.Atualizado em 15/11/2021 às 06:27.

Rodinon Botelho dos Santos



Você já fez a si mesmo a pergunta do título? Um interessante exercício de memória é, por outro lado, perguntar onde eu estava, há 10,20, 30 ou mais anos atrás. Pensar nisto tem a ver com a nossa vivência de família.



Muitos  já nos ouviram contar a história de minha família, que nos anos 60 migrou  de Almenara, no Vale do Jequitinhonha para Montes Claros. A luta de meus pais naqueles tempos difíceis, para manter 7 filhos , era tremenda. Aquela difícil viajem de caminhão, que durou 3 dias, é uma jornada de que jamais nos esqueceremos. Nós até hoje, quando nos reunimos em família, lembramos daqueles momentos com imensa gratidão ao Eterno Deus, pela sobrevivência em tempos de tantas dificuldades. Como é gostoso a reunião da família em torno de velhos álbuns de fotografias, onde cada imagem conta uma história de amor e cumplicidade, onde vemos os adultos de hoje, de chupeta na boca, cabelos desgrenhados, pés no chão, brincando de boneca.



Toda família precisa construir uma caminhada juntos. A Bíblia nos  conta, no Antigo Testamento, belas histórias dos patriarcas. Vemos ali, várias gerações convivendo juntas, narrando historias na porta das tendas, sob a luz das estrelas. E eles narravam de uma para outra geração, as verdades da criação, sustento, amor e cuidado de Deus para com seu povo Israel.



Nenhuma família é perfeita, nenhuma está livre de problemas, lutas, desentendimentos, etc. A diferença que faz lares bem sucedidos e famílias bem ajustadas, está na busca da graça de Deus, na disposição  com que os cônjuges buscam em Deus as soluções e respostas para os problemas da vida. Provérbios 24:3 nos ensina: “com sabedoria edifica-se a casa e com a inteligência ela se firma”. Sabedoria é ver a vida do ponto de vista de Deus e inteligência tem a ver com nossa capacidade  de mudar, de adaptar-se a novas situações, de aprender e crescer como gente, como pessoa cheia do Espírito do Pai.



Todos nós sofremos mudanças com o passar dos anos. Necessitamos aceitar, entender e viver com alegria e gratidão cada etapa desta curta vida aqui na terra. È desta forma, que vamos nos tornando pessoas melhores, mais benévolas, mais tolerantes, mais capazes de aceitar o outro com seus defeitos e imperfeições, pois já aprendemos que nós somos pessoas imperfeitas, vivendo em um mundo imperfeito”.



No tempo que ficou para trás, lutamos, sofremos, choramos e também rimos,  nos divertimos, vivenciamos marcantes experiências e isto com os nossos queridos, com a família que o Senhor nos deu. É salutar e abençoador olhar pra frente e dizer que não importa o que acontecer daqui pra frente, com a benção do bom Deus, com a luz do Salvador Jesus Cristo, com gratidão no coração, estaremos juntos. Daremos o melhor de nós mesmos pela nossa família. Diremos não às propostas de um mundo oportunista, imediatista e pecador. Maridos e esposas, pais e mães, avós e netos, bisavós e bisnetos, perdoando, tolerando, chorando e rindo, mas antes de tudo – permanecendo juntos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por