Obra nova remendada

Jornal O Norte
13/07/2006 às 08:10.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:39

Jorge Silveira

Inaugurou-se no último final de semana a “nova Avenida Cel. Prates”, como anunciavam as faixas colocadas pela prefeitura. Talvez tivesse sido melhor qualificá-lá como “remendada Avenida mel. Prates”. Se por um lado as obras tiveram o aspecto positivo de melhorar o escoamento do trânsito, por outro ficou parecendo obra velha, já que a prefeitura preferiu economizar e não recapear toda a avenida, se restringindo a remendar o pedaço que foi acrescido ao piso asfáltico.

Os serviços feitos na Cel. Prates mostram bem a dimensão da atual administração, de uma estreiteza de idéias de fazer de fazer dó. Afinal, quanto custaria a mais recapear toda a avenida, dando-lhe um visual decente? Vê-se que faltou ao prefeito uma assessoria mais competente, para lhe mostrar que há economias que não valem a pena. Mais do que a administração, perdeu a cidade, tão feia em sua área central e agora ainda remendada.

O prefeito Athos Avelino pode até ser bem intencionado, mas peca em pequenos detalhes que “matam” sua administração. Senão, vejamos: a prefeitura está construindo no Parque Guimarães Rosa, localizado na Avenida José Correa Machado, Um tal “Centro de Referência Ambiental, que vai custar ao município quase um milhão de reais. A obra já foi iniciada e deve ser concluída no próximo ano. Até aí tudo bem e nada contra. Só que o próprio parque não é nenhuma referência, pois está completamente tomado pelo mato, dando a impressão de completamente abandonado. Quem passa por lá – e é muita gente, pois o local é um dos preferidos de quem faz caminhada – tem  uma péssima impressão da administração, que parece não cuidar da coisa pública.

É certo que nenhuma administração é feita só de granes obras. E nenhuma cidade precisa só de grandes obras. Ao contrário, precisa até muito mais de pequenos serviços. Como o que foi feito na Cel. Prates, importante para o escoamento do trânsito, terrivelmente congestionado na área central. Mas também a pequena obra precisa ter acabamento decente, de forma a valorizar o setor urbanístico. Parece burrice economizar no recapeamento da Cel. Prates, enquanto se gasta quase um milhão no tal “Centro de Referência Ambiental”, que a prefeitura ainda não explicou bem do que se trata. Mas que a princípio parece ser mais um “elefante branco”.

Não adianta o prefeito Athos Avelino ficar aí choramingando das críticas de ex-prefeito, seu antigo companheiro, muitas delas simplesmente eleitoreiras, é bom que se diga. Mas é ele o próprio culpado, pois até agora tem administrado de antrolhos, com uma capacidade impressionante de não enxergar o que se passa em sua volta. E nesta aparente cegueira, inaugura remendo como se fosse obra nova. 

Extraído do Jornal de Noticias – 09/07/2006

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por