Logotipo O Norte
Sexta-Feira,27 de Dezembro

O que é mais importante no espiritismo? - por Iran Rego

Jornal O Norte
Publicado em 06/09/2007 às 10:54.Atualizado em 15/11/2021 às 08:15.

Iran Rego *



Sempre nos fazem a pergunta que hoje uso como título. Depois de muito meditar, rememorando tudo que já pude ler dessa maravilhosa doutrina, chego á conclusão de que três são os grandes motivadores do Espiritismo: A reencarnação como forma de evolução e progresso moral; a comunicação com os espíritos como forma bem didática de aprendizado e também de consolo, tanto para encarnados como para os desencarnados; e , por fim, a caridade que é o escopo maior da doutrina de Jesus.



Quanto á reencarnação, podemos afirmar que a maioria da população mundial é reencarnacionista. Dois terços da humanidade acreditam na reencarnação dos espíritos como forma de evoluir. Vários indícios nos colocam diante deste fato: o primeiro é que , desde a antiguidade, muitos relembram o que foram em outras vidas. Um exemplo é Pitágoras que afirmava ter sido Enforbo, Hermotino e Pirro.



Outro argumento fortíssimo é o aparecimento de superdotados, que demonstra que já detinham certo conhecimento de determinada especialidade em vidas anteriores. Mozart, grande compositor, que com apenas oito anos compôs uma ópera. Só podia já ter conhecimento anterior da música com que encantou e encanta até hoje.



Temos recentemente a prática  científica de diversos psiquiatras como o Dr. Brian Weiss, que usam hipnose regressiva a outras vidas como forma de tratamento de depressões, psicoses etc.



Na Bíblia, 45 vezes se fala claramente da reencarnação, desde Jeremias 1:5 até ao novo testamento em João 3:3 - Mateus 11:14 – Marcos 9:13 – só para



citar algumas passagens evangélicas.



Allan Kardec, com relação ao assunto sempre perguntava, dentro do conceito de que sendo Deus o máximo em bondade e da justiça, porque certas pessoas são mais avançadas e evoluídas?



Porque há selvagens e civilizados? Porque certas pessoas nascem em paises ricos e adiantados e outros em paises pobres e atrasados?



De onde vêem as idéias inatas como as do nosso pai da aviação Santos Dumont que, desde criança, afirmava que o homem era capaz de voar? De onde vêm os dons? Porque pobres e ricos? Porque cegos e aleijados?



São muitas as perguntas que só o processo reencarnatório pode responder.



Quanto à comunicação com os espíritos, todo espírita já teve essa experiência nas suas fraternidades, onde desencarnados, através dos médiuns,se manifestam de diversas formas, psicografia, psicofonia etc. Recentemente desencarnou Chico Xavier, o maior psicógrafo do mundo, que deixou nada menos que 480 livros escritos pelos diversos espíritos que utilizaram da sua maravilhosa mediunidade.



Na caridade, encontramos o máximo das pretensões de quem quer progredir. Posso ter toda sabedoria do mundo, se não tiver caridade nada sou, disse Paulo de Tarso. O espiritismo pugna para seus adeptos adotem a caridade como fator primordial de evolução. A doutrina nos ensina que a caridade é secreta, silenciosa e cheia de ternura e amor.



Que sua mão esquerda não saiba o que fez a direita, nos ensina o evangelho de Jesus.



Outro cuidado da caridade bem feita é de não criar parasitas, portanto toda ajuda deve ser transitória e junto com ela deve vir a orientação e estímulo ao progresso material e espiritual. Os parasitas desenvolvem a preguiça e essa leva aos vícios. Por fim, a caridade tem que ter outro grande cuidado: não humilhar quem recebe. Quem anuncia que vai distribuir brinquedos, alimentos etc, chamando a televisão como testemunha está na verdade humilhando quem está sendo objeto da sua “caridade”. Receber esmolas é humilhante e tira a dignidade do cidadão, então a ajuda perde todo valor caritativo.



É sempre bom lembrar que atos simples têm, às vezes, mais valor para Deus do que quem gasta fortunas. O ato de ouvir, sorrir, afagar, respeitar, conversar e compreender são na verdade e em certos momentos grandes ações de caridade.



Não julgueis! disse Jesus, resumindo como devemos fazer das palavras de Paulo de Tarso, a nossa caminhada neste planetinha.



Fontes: L.E. - A. Kardec


Emmanuel – Psicografando Chico Xavier


E.S.E. – A. Kardec



* Médico cardiologista

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por