*Artur Leite
O PT- Partido dos Trabalhadores chega hoje a noite no Norte de Minas para fazer o lançamento oficial das campanhas de Dilma Rousseff, Fernando Pimentel e Josué Alencar na Praça da Catedral. Mesmo não demonstrando explicitamente, o comando da jornada política já se preocupa com os índices apresentados pelas pesquisas do IBOPE e Instituto VERITÁ . A presença de Lula ilustra o evento, mas o sinal de alerta foi dado e tudo indica que a disputa não será tão fácil como pensavam.
Os números podem ter erros em torno de 3 % a 4%, mas nos mostra o prestígio que Aécio Neves tem em Minas e invade áreas até então consideradas absolutas do PT. Senão vejamos : Em Minas Gerais, reduto de Neves, se as eleições fossem hoje , ele somaria 51% dos votos válidos , contra 40,1% da presidente Dila Rousseff, candidata a reeleição, sendo que Eduardo Campos estaria com 6,1%. Se considerados os votos brancos, nulos e aqueles eleitores que não sabem ainda em quem votar ou não decidiram, Aécio aparece com 41,3%, Dilma com 32,5% e Campos com 5%. Num possível segundo turno a situação complica para O PT, pois Aécio Neves venceria com 56,7% sobre 43,3% de Dilma considerando os votos válidos . Enquanto isto, para o Palácio Tiradentes, num quadro onde os “ padrinhos” de Pimentel e Pimenta são colocados, existe vantagem do candidato do PSDB sobre Pimentel. Eles estão empatados tecnicamente, o que surpreende ao próprio Partido dos Trabalhadores que estava contando com maior poder de fogo e prestígio da presidenta.
Logo mais na Praça da Catedral, Lula tem a responsabilidade de mostrar ao Norte de Minas que o seu partido, mesmo diante de uma enxurrada de escândalos, e com os seus principais pensadores cumprindo pena na Papuda em Brasília, é a melhor opção e que também o seu candidato ao senado em Minas, o empresário Josué Alencar, com empresas na cidade merece o voto muito mais do que o ex- governador Antonio Anastasia , que aliás, está soberano nos números da pesquisa com 50% dos votos contra 7,% de Alencar.
Deixando de lado os números , que são o retrato do momento, o que se deve registrar é que a campanha vai ficar acirrada e que vai vencer quem apresentar melhor programa de televisão e estratégias poderosas de seus marqueteiros.
Pelo menos por aqui na região, a campanha do PT está tímida e sem material, enquanto que a do PSDB já ganha alegria e movimentação nas esquinas e estradas.
