Ajax Tolentino
Advogado e escritor
Há muitos anos atrás, falava-se, “o petróleo é nosso”; era o medo do imperialismo mundial tomar o nosso petróleo. Por isto foi criado a Petrobras para protegê-lo, bobagem, era muito pouco, não dava para sobrar para os outros. Só agora, muitos anos depois conseguimos tornar-nos auto-suficientes, e isto graças a ajuda dos combustíveis alternativos.
Mas mudou. Agora vale, o petróleo é nosso. A Petrobras está de parabéns; descobriu a maior reserva de petróleo do Brasil em plena crise do produto, com o valor do barril de fóssil acima de 100 dólares. As reservas já comprovadas chegam a quase oito bilhões de barris; ainda a comprovar oitenta bilhões; indo o Brasil para uma das dez maiores reservas. O petróleo foi encontrado após perfurar uma lâmina d’água, depois o piso de sal, no mar, chamada pré-sal. Nome não conhecido antes, mas que agora é coqueluche do Brasil. Todos falam do petróleo abaixo do piso do sal do mar, em água brasileiras, o pré-sal. Somente a reserva de São Paulo e do Espírito Santo chegará a 80 bilhões de barris. Mas não é tudo.
A camada Pré-sal que se pesquisa dizem que vai até o Rio Grande do Norte, será um grande volume. Se for verdade, usaremos turbante e casaremos com até quatro mulheres.
A guerra do Iraque foi por causa o petróleo; a da Geórgia com a Rússia também. Lula já advertiu que a Quarta Frota Americana, desmobilizada desde a Segunda Guerra Mundial, esta sendo reativado com a grande descoberto do “Ouro Preto” no Brasil.
O Brasil com o pré-sal vai dar o maior salto em reservas de óleo e gás do mundo. Ficará a nível da Venezuela e da Nigéria. De uma produção 14,4 bilhões de barris de óleo para 107 bilhões, oito vezes mais do que produz hoje.
O governo do presidente Lula está em euforia, definindo estratégia para explorar o petróleo na camada pré-sal. Mandou suspender os leilões para explorações, mas serão garantidos os leilões já feitos. Será criada uma empresa estatal para isto. Para gerenciar a exploração.
A produção terá uma orientação política para o gasto do lucro, e a quantidade a produzir, conforme o mercado internacional, sob orientação do governo. A Petrobrás ou outras empresas, vão explorar o petróleo, mas a produção será do governo. atuaram como gestores, mas a palavra final para tudo será do governo. Ele não Atuará com maquinários e sim como administradores, e proprietário do petróleo, prometendo-se também a aplicação dos lucros, no social, na educação e na saúde.
Se isto de fato acontecer o Brasil será uma potência.