Logotipo O Norte
Quinta-Feira,26 de Dezembro

O FRACASSO É UM EVENTO, NÃO UMA PESSOA

Jornal O Norte
Publicado em 28/05/2010 às 10:42.Atualizado em 15/11/2021 às 06:30.

Neumar Rodrigues



Sei lá, hoje estou me sentindo como se estivesse me faltando alguma coisa.  Acho que estou com saudades de um monte de coisas e, assim sendo, acabo ficando chato comigo mesmo... Saudade pode nos chegar de forma suave e pesada. Não sei se quero escrever sobre as minhas saudades... Mas se às vezes você olha para trás e tem a sensação de que fracassou em alguma coisa (que também pode nos chegar em forma de saudade pesadelo), não se apavore. O fracasso é um evento, não uma pessoa. O fracasso é de alguma forma o caminho para o sucesso, pois toda descoberta do que é falso nos leva a buscar honestamente o verdadeiro e assim toda nova experiência assinala alguma forma de erro que devemos evitar com cuidado daqui para a frente.



Fui pesquisar na internet algumas coisas que pudessem traduzir o fracasso. Vi citações ótimas, vejam lá também! Mas fiquei com as do rabino Louis Binstock, que nos dá as dez causas mais comuns do fracasso, que se caracterizam como obstáculos para o êxito:



1- O primeiro obstáculo é o velho truque que somos tentados a usar com  freqüência de colocar a culpa nos outros de tudo o que acontece. É o governo, a esposa, o marido, o filho, o trânsito, o padrão, os impostos. Tudo isso porque não temos coragem de olhar para nós mesmos, pois se assim o fizéssemos coraríamos de vergonha.



2- O segundo obstáculo é o oposto do primeiro e se caracteriza pela tendência imediata de se culpar por tudo, mesmo que em segredo. Por que fui tão tolo? Por que fui tão idiota? Por que sempre meto os pés pelas mãos? Por que sempre digo coisas erradas? Como fui tão imbecil? Não consigo acertar nunca! Fuja dessa autocomiseração! Não caia nessa arapuca. Aprenda com seus erros. Eles são sábios conselheiros.



3- O terceiro grande obstáculo é não ter objetivos definidos na vida. Você precisa saber aonde quer ir e se deseja chegar a algum lugar. É muito fácil ficar apenas a deriva vendo TV, escutando música, navegando na internet, deixando a vida nos levar como diz uma canção do Zeca Pagodinho. Alguns vão para a escola ou faculdade ou um treinamento como se estivessem fazendo um favor a alguém. Outros no trabalho fazem sempre a mesma rotina monótona, interessados apenas no contracheque no final do mês. As pessoas que fazem acontecer, que são vencedoras tiram o máximo de proveito de cada situação, sabem o que querem e estão dispostas a ir um pouco mais adiante.



4- O quarto obstáculo é ter objetivos errados. Quando o ouro ou a glória, o poder ou a posição se tornam uma idéia fixa, normalmente ficamos cegos não somente para as necessidades dos outros, mas também para as nossas próprias necessidades, aquelas de nosso mais profundo eu. Quando agimos assim, somos possuídos de um profundo sentimento de fracasso, pois ainda que tenhamos alcançado os objetivos, descobrimos tardiamente que não era aquilo que ansiávamos para nós.



5- O quinto obstáculo é o atalho. Uma corrente elétrica seguirá o fio que opor a menor resistência, mas uma lâmpada se acende exatamente porque ali há resistência. Muitos de nós escolhem instintivamente o caminho mais rápido, fácil e curto para o sucesso, apenas para descobrir que o sucesso era ilusório, que a lâmpada não acendeu. Jamais esqueça, o sucesso não é alcançado por todos porque poucos estão dispostos a pagar o preço para o crescimento pessoal e para o trabalho. Trabalhar de forma árdua só raramente proporciona prazer, mas a conquista da matéria, da mente ou da alma proporciona prazer. Conduz ao bem estar e à felicidade. Não esqueça, nenhuma conquista pode ser alcançada sem um trabalho árduo. Nenhuma conquista pode proporcionar prazer verdadeiro se não tiver exigido um trabalho árduo. Então seja sábio respeitando os outros, a natureza, agindo dentro da ética e dos princípios da boa convivência humana.



6- O sexto obstáculo é exatamente o oposto do quinto: escolher a longa estrada. Faça um planejamento dentro da sua expectativa de vida para não chegar aos 50 ou 50 ou mesmo 70 anos e se dar conta que sua vida se foi e você continua uma caminhada num deserto sem fim em busca de um objetivo indefinido e inalcançável.



7- O sétimo obstáculo é negligenciar as pequenas coisas. O grande vencedor adquiriu esse status porque superou a si mesmo e construiu seu sucesso se superando nas pequenas coisas, fazendo bem feito tudo, independente de estar sendo observado ou não, pois o sucesso vem de dentro para fora. Quer ter sucesso? Faça todos os seus atos da melhor forma possível. Não deixe que a preguiça ou indisciplina te vençam.



8- O oitavo obstáculo é  desistir  cedo demais. Incrível mas tanta gente tem como diversão se queixar da vida, de tudo e de todos, alguém lhes oferece uma oportunidade, eles nem se dão conta da importância e vão logo dando uma infinidade de desculpas e voltam a se queixar da vida e a culpar os outros por tudo. Outros apanham a oportunidade, mas diante do primeiro obstáculo desistem. Não esqueça, sem trabalho árduo não existe sucesso. A estrada do sucesso passa por vários desertos onde apenas os “bons” conseguirão sobreviver.



9- O novo obstáculo é o fardo pesado demais. Não somos capazes de nos libertar de nossas lembranças. Podemos apenas encará-las com honestidade. Precisamos viver com nossas lembranças e talvez um dia em nossa vida seja tudo o que nos restou. As lembranças podem nos infundir coragem, confiança e poder criador, mas também podem nos envolver sob o manto escuro do abatimento e derrota. Não deixe se acorrentar pelo passado. Enfrente o presente com a força do vencedor que nasceu para ser.



10- O último obstáculo é a ilusão do sucesso. O sucesso é uma deusa caprichosa, pois pensamos que a temos, mas ela não está de acordo. Uma das piores tragédias da vida é provocada pelo sucesso fácil, rápido, cheio de atalhos quase sempre escusos. Cuidado com esse tipo de sucesso. Aliás cuidado com todo tipo de sucesso. Com freqüência a sabedoria não caminha a seu lado. Salomão era sábio. Isso lhe trouxe muita riqueza que o fez passar a ignorar a sabedoria que ao ser abandonada o levou novamente à pobreza. Vigiai e orai 24 horas por dia.



Mas eu queria tanto escrever sobre as minhas saudades...Agora não tenho mais tempo e o meu Mestre, Reginauro Silva, já começa a me olhar de banda, me cobrando esse artigo que, confesso, ficou longo demais... Ai que saudades de você!

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por