Em toda cidade o comentário sobre a cassação da concessão de serviços prestados pela Copasa vem a tona com uma grande maioria apoiando a tomada de posição do prefeito Ruy Muniz, preservando assim a qualidade do contrato. Ora, há muitos anos que o problema vem se arrastando com a companhia arrecadando um mundo de recursos que não são aplicados em Montes Claros, mas sim em outras regiões do Estado, deixando de cumprir muitos itens do contrato original. Agora a prefeitura decidiu romper o contrato. A informação foi publicada no “Diário Oficial do Município” (DOM) (Conforme a prefeitura, a única exigência para firmar o acordo entre a administração e a Companhia era que os serviços oferecidos à população fossem melhorados. Ainda segundo a prefeitura, a renovação do contrato, que foi firmado em 1974, aconteceu no ano de 1998. Mas, hoje, o município entendeu ter sido de forma irregular. A administração declarou ter realizado três tentativas de conversas com a Copasa, mas sem sucesso. A informação é que o fornecimento de água e o tratamento do esgoto continuem por um período de seis meses. O tempo será usado para o desenvolvimento de um plano de saneamento básico para o município.A partir deste projeto, sairá o edital para a abertura de uma licitação pública para a escolha de uma nova empresa que irá atender as necessidades da cidade.
Sobre o futuro desta decisão a prefeitura declara que a nova empresa deve oferecer água de qualidade e esgoto tratado para 100% da população, além de reduzir as contas. Outra exigência que deverá ser cumprida pela empresa vencedora da licitação se refere à obrigação de um investimento de R$ 400 milhões num prazo de cinco anos para melhoria do atendimento. Como não está para brincadeira, o prefeito disse estar preocupado com os funcionários da Copasa, mas vai exigir que a nova empresa contrate todos eles, como medida de se evitar o desemprego.
Esta briga não é nova. Quando exerci com muito orgulho o mandato de vereador, e depois secretário de governo, encabecei uma campanha para resolver esta questão de investimento em Montes Claros por parte da Copasa, mas os trabalhos não evoluíram por um grande lobby montado dentro do Legislativo da época, quando os vereadores não quiseram levar a questão adiante, o que foi uma pena. Mas agora, parece que finalmente vamos ter soluções para eternos problemas....Vamos aguardar os próximos capítulos desta novela.