Para todo o Brasil, principalmente para os candidatos a cargos eletivos, a campanha política vai começar mesmo é agora, pois faltam menos de 30 dias para os eleitores escolherem os seus vencedores desta batalha democrática. A nível federal, a polarização é muito grande entre Marina Silva e Dilma, enquanto Aécio tenta provar que eleição se decide é nas urnas e não em pesquisas. Aliás, mesmo estando com 14 pontos nas intenções de voto, o mineiro reuniu 422 prefeitos em um clube da capital mineira e pediu para que todos agora vistam verdadeiramente a camisa das eleições e lutem por Pimenta da Veiga, que diminuiu a diferença em relação a Pimentel. “Não temos direito de descansar. A partir de agora, quando sairmos desta porta, cada um tem que ter a preocupação de garantir o futuro”, afirmou o próprio Pimenta.
No mesmo dia foi divulgada pesquisa em que ex-ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel (PT) lidera a disputa pelo governo de Minas Gerais com 32% das intenções de voto, segundo nova pesquisa Datafolha. O petista está 8 pontos à frente do segundo colocado, o ex-ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga (PSDB), que tem 24%. A vantagem do petista recuou cinco pontos desde agosto. Tarcísio Delgado (PSB) aparece em terceiro, com 3%. Os outros quatro candidatos somam 4%. Diante desses dados, articulistas garantem que em eventual segundo turno as coisas se complicam para o PT. Em termos de candidaturas a deputado federal e estadual as notícias são muito boas para o Norte de Minas, pois a bancada para a Assembleia pode aumentar consideravelmente, o mesmo ocorrendo em relação a Câmara Federal, o que não se pode este momento é perder os prefeitos de vistas, pois uma grande parcela se mostra ainda vulnerável quando se fala em votos para o governo federal.
É bom lembrar que tanto Pimenta da Veiga quanto Fernando Pimentel analisaram os resultados da pesquisa com certo otimismo. Fernando afirma que “ ela é o resultado do momento, mas que pode mudar daqui para frente “. Pimenta foi mais além, pois cresceu 8%, e disse que os dados estavam previstos , e que “ sempre eu disse que iríamos crescer, e isto está ocorrendo e vamos vencer as eleições”. Na verdade, nesta reta final quem vai ser valorizado mesmo é o candidato Tarcísio Delgado, PSB, pois se ele subir mais um pouco com certeza que vai forçar o segundo turno, criando espaço para uma nova eleição, com o quadro ficando cada vez mais atraente. Vamos esperar...