Logotipo O Norte
Segunda-Feira,15 de Setembro

Na corda bamba, por Edmilson Guimarães - publicação de quarta-feira, 06 de dezembro de 2006

Jornal O Norte
Publicado em 06/12/2006 às 10:36.Atualizado em 15/11/2021 às 08:45.



A MORTE



Importante liderança da região do Rio do Sítio, na zona rural de Montes Claros, dona Joaquina Antunes era ao mesmo tempo benzedeira, parteira e conselheira dos moradores, que mantinham por ela grande respeito e admiração. Seu falecimento causou comoção, e logo uma multidão se reuniu para participar do cortejo que acompanharia a realização de seu último desejo: ser enterrada no município de Moc, terra que tanto amou.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



O ENTERRO



Dona Joaquina não pôde realizar seu último desejo. O cortejo que a levava para ser sepultada no cemitério de Riachinho, distrito próximo a Rio do Sítio, teve de voltar. Nem o mutirão organizado dias antes pelos moradores conseguiu melhorar a situação da estrada que liga as duas localidades da zona rural de Moc. Buracos, atoleiros e uma ponte que ameaça cair fizeram com que cerca de mil pessoas que prestavam a última homenagem a dona Joaquina tivessem que recuar.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



O DESRESPEITO





E o corpo de dona Joaquina teve de ser levado para Alto Belo, ex-distrito de Bocaiúva, onde foi feito e enterro. Esta pequena história apenas ilustra o estado de abandono em que se encontra a zona rural de Moc, onde comunidades inteiras estão praticamente isoladas por causa das péssimas condições das estradas. Quando existe a ausência absoluta do poder público, no caso, da prefeitura, é isto que acontece/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"center">. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



TURISTA DO ESPAÇO



Depois de curtir o passeio mais caro e improdutivo da história do país, o astronauta brasileiro Marcos Pontes está hoje em Moc. Sua aventura no espaço, uma voltinha de 4 dias sem nenhum resultado prático, custou ao país, ou melhor, a nós contribuintes, 10 milhões de dólares. Faz palestra hoje no Automóvel Clube. Até agora, o depoimento mais interessante que deu sobre o passeio foi no Domingão do Faustão, quando explicou como fazia suas necessidades na espaçonave, com gravidade zero.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



BNB E CODEVASF



O bem informado colunista Cláudio Humberto revelou loteamento feito pelo governo federal nas diretorias do Banco do Nordeste e da Codevasf. As diretorias do BNB foram divididas entre os governadores de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia; e o PMDB a da Paraíba. Welington Dias, governador do Piauí, ficou com a presidência da Codevasf. Minas Gerais ficou de fora do loteamento dos cargos.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



QUE VERGONHA!



Chegou a ser engraçada a debandada dos vereadores da situação que abandonaram a reunião de ontem da câmara para não votar a proposta de indenização aos funcionários contratados que foram demitidos pela atual administração, feita pelo vereador Athos Mameluque. Alguns fingiram que iam ao banheiro pra sair do plenário, com receio de votar contra a proposta e ter de enfrentar uma platéia cheia de ex-funcionários que aguardavam a votação. Como se previa, não houve quorum. Permaneceram no plenário apenas os vereadores Ruy Muniz, Athos Mameluque, Fátima Pereira, Guila Ramos e Lipa Xavier, o único situacionista que não fugiu do pau. 



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



LISTA NEGRA



Não se fala em outra coisa em Salinas. Uma lista que se espalhou pela cidade através da internet teve a pretensão de enumerar, com direito a comentários, os cornos, os veados e as piranhas mais famosas do pedaço. Ao que parece, o autor da brincadeira de mau gosto já foi identificado. Como é menor, vai ficar livre de qualquer punição, pelo menos por parte da justiça.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



ETE EM CASA



Deu a construtora Cowan na disputa pela obra de construção da Ete - Estação de tratamento de esgoto de Moc, que vai custar mais de 61 milhões de reais. A empresa, fundada pelo montes-clarense Walduck Wanderley, venceu outras 29 concorrentes, e garante que vai executar a obra em 720 dias e, durante a construção, gerar cerca de 500 novo empregos.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



AVENIDA ABANDONADA



Uma vergonha a situação em que se encontra a Avenida Vicente Guimarães, que liga a Francisco Gaetane com a Praça dos Jatobás, e onde funciona a delegacia regional de Segurança Pública e o Detran. Pistas esburacadas, mato tomando conta, protetores quebrados e parte do aterro caído dentro do canal dão á avenida um aspecto semelhante a algumas regiões bombardeadas de Bagdá ou do Afeganistão. Quem passa por ali pode até pensar que a cidade está abandonada.



. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .



MUDANÇAS NA PREFEITURA



Previstas para fevereiro novas mudanças na equipe do prefeito Athos Avelino, assim que a câmara municipal voltar do recesso e votar uma mini-reforma administrativa proposta pelo prefeito. Algumas secretarias podem ser extintas ou fundidas. A mudança mais significativa deve atingir as áreas políticas e de comunicação, com o atual chefe de gabinete e irmão do prefeito, Wagner Pereira, passando a dar as cartas, enquanto Márcia Saraiva deve dedicar-se exclusivamente ao processo de implantação da tal governança solidária.






(*) Edmilson Guimarães escreve às quartas e sextas feiras

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por