Mundo louco - por Ajax Tolentino

Jornal O Norte
Publicado em 03/08/2007 às 15:56.Atualizado em 15/11/2021 às 08:11.

Ajax Tolentino



O mundo evolui tanto para o bem como para o mal. Uma das   mais avançadas tecnologias dele hoje,  é o telefone celular, pequeno aparelho  que se leva  no bolso , e dele comunicamos com o mundo todo. Tem mais o   fax,  que recebe e manda comunicações em segundos, para qualquer lugar.



Mas, em contrapartida, têm os contratempos,   o aquecimento da temperatura,  formando as correntes de águas marinhas superficiais e quentes, causando grandes alterações climáticas e ecológicas, que levam a vários lugares,.formando catástrofes, a partir da terra e do ar, produzindo  ondas intensas, e capazes de se propagarem pelo globo; produzindo terremotos, tremores de terra, abalos sísmicos e ondas gigantes no mar. Este aumento de temperatura também  provoca os ciclones, com tempestades violentas produzidas por grandes massas de ar, animadas de extrema rapidez de rotação, que se deslocam a velocidades de translação crescentes, até diminuir. Com o aumento da temperatura, o nível das águas dos mares está subindo,  ameaçando os continentes  com a invasão  de água,  pelo degelo  das calotas polares. Descongelação que  segundo os cientistas,  faz diminuir  a temperatura, para em seguida  voltar a aquecer e provocando mais degelos, num ciclo contínuo, embora pequeno, mas, constante. De outro lado, apesar de  haver mais  de dois séculos  que cristo veio ao mundo, até hoje os conflitos levam milhares de fiéis á morte,  num auto-extermínio, em missões suicidas  de  um, para  matar muitos. O mundo está sob tensão, quando não há guerra declarada;  há os traficantes ou os terroristas.  Todos  com tecnologia de ponta,  bandidos, soldados e  seguranças.  A  evolução tecnológica  preventiva é tão grande que os carros estão sendo blindados e os edifícios perto dos morros dos traficantes, também estão , tudo em nome da sobrevivência. Até os  aviões estão evoluídos, e os países subdesenvolvidos  não estão tendo condições de acompanhar estas evoluções pelos aeroportos  e tráficos aéreos, e assim lá  vem  os desastres.



Os Estados Unidos lançam no espaço, como lixo,  um monte de peças obsoletas, das estações espaciais,  e informam,  que com certeza,  parte destes objetos não serão destruídos  na entrada  da atmosfera.  Embora  seu destino  seja o mar, podem atingir alguém, com risco de morte .  Que mundo doido; onde está o respeito pela vida humana?



A lua, o satélite,  já foi pisada pelo homem.  Outros planetas  já foram visitados por sondas,    e se neles haver vida e habitantes,   com certeza os conflitos continuarão.



Contudo, este mundo louco, às vezes, traz algo que nos  alenta. Como no mundo virtual, que está nos prometendo para breve uma mesa virtual, em que as pessoas  de  vários lugares do planeta se reúnem  sem terem que se deslocar fisicamente de onde estão.  Serão os tele-presentes, transportados virtualmente; vão  somente suas  imagens para aquela reunião. podendo haver reuniões,  jantares entre amigos e familiares pela Tele Presença, com aqueles  que estiverem em outras  cidades ou  países;  com as mesmas  qualidades e  aproveitamento,    com se ali estivessem presentes fisicamente, podendo conversar, ver o  outro ou os outros ao seu   lado, virtualmente. Observando tudo que o outro ou os outros que estiverem ao seu lado falam e fazem . Além do muito importante, não estarem correndo o risco da morte por algum desastre,  pois a presença é somente virtual.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por