Carlúcio Bicalho
Desportista
Anseio antigo dos desportistas de Montes Claros, um estádio moderno faz-se necessário para evolução do futebol de nossa terra. Os estádios existentes já cumpriram a sua finalidade no passado, compatíveis com a população daquela época. Ficavam repletos nos clássicos locais e nos jogos com grandes clubes do país: Vasco, Flamengo,Santos,Fluminense, nos anos 50/60.
A cidade cresceu, o futebol evoluiu, profissionalizou-se e ficamos na contramão do tempo, sem uma praça de esportes compatível com as necessidades atuais, possibilitando esse intercâmbio, fundamental para o crescimento do nosso esporte.
As equipes que participaram do futebol profissional, Ateneu, Cassimiro, Montes Claros, São Pedro, poderiam estar ainda em atividade, se contassem com um estádio de maior capacidade, promovendo jogos de grande atração para o público esportivo.
O Funorte iniciou suas atividades com sucesso e não pode prescindir dessa estrutura para chegar à divisão de elite do nosso futebol.
O Mocão, iniciado pelo prefeito e desportista Toninho Rebello, ficou difícil. Uma solução se apresenta mais viável: concluir o estádio da Unimontes, construindo arquibancadas, vestiários compatíveis, dotando-o com uma capacidade de 20 mil lugares, exigência da CBF para que se possa trazer jogos do campeonato brasileiro e atender ao nosso futebol profissional.
Os estádios de Belo Horizonte serão fechados para reforma visando à copa do mundo de 2014. Jogos importantes serão realizados no interior, onde existirem estádios com a capacidade mencionada.
Projeto semelhante foi realizado com sucesso na cidade de Lavras, onde a equipe profissional do Fabril realiza seus jogos no estádio da Esal - Escola Agrícola de Lavras.
Mocão, estádio ou arena, esperamos que as autoridades envolvidas nesse processo dêem esse presente aos desportistas norte mineiros, fundamental para o crescimento do nosso esporte.