Por Thaís Mota
Hoje vamos falar sobre a corrida. Será que ela é mais efetiva quando feita na rua do que na esteira da academia?
Segundo o personal trainer Leonardo Ribeiro, a proposição é parcialmente verdadeira. Isso se levarmos em conta o gasto calórico. “Isso acontece devido à variação mecânica dos movimentos por causa de variações na rota, com descidas, subidas curvas e irregularidades no terreno”.
Mas conforme o professor de Educação Física, correr na esteira também pode ser positivo, especialmente para quem deseja diminuir a sobrecarga nas articulações, controlar a intensidade do treinamento e ainda ter um resultado satisfatório em relação à saúde.
“Ambas terão prós e contras, o importante é traçar o objetivo, ou seja, estou realizando a atividade para diminuir percentual de gordura, relaxamento ou para competir nas corridas de rua?”, aponta o professor. Esta é uma dica importante para definir qual é a melhor modalidade para cada um.
“Uma dica é variar o treino entre esteira e rua, tempo e intensidade, para que o corpo tenha sempre um estimulo diferente e não ocorra à adaptação do organismo ao treino, o que diminui os benefícios do mesmo”, completa Leonardo Ribeiro.