Ministério Público e a relação com os munícipios

Por Artur Leite

Jornal O Norte
Publicado em 30/07/2014 às 23:38.Atualizado em 15/11/2021 às 16:54.

*Artur Leite

Há muito que o Ministério Público  e os municípios estão   tendo uma relação de desconforto e até mesmo de constrangimento,  quando se trata da fiscalização das atividades dos mesmos. Tudo fruto de muitas fiscalizações, prisões de gestores, empreiteiros e muitos dos que atuam no setor público. Mas um exemplo de que as duas instituições podem caminhar em conjunto está tendo início em São João da Ponte, onde o MP, através de seu representante, o promotor João Paulo Fernandes, acompanha os processos licitações, principalmente os ligados ao transporte escolar, saúde e obras. Estes são, geralmente, os que apresentam mais denúncias.

Seguindo orientação do Procurador Geral do Ministério Público, Carlos André Marianne, esta atuação tem sido uma experiência muito grande, tanto na transparência como na redução de custos beneficiando a todos. A criação do Site da Transparência e até o pregão eletrônico foram instalados em pouco tempo, e o próprio Executivo, têm colaborado com muita boa vontade, deixando que todos os processos sejam abertos.

Também a Amams virou parceira de primeira hora e tem colocado em pauta assuntos e ações relevantes, como realização de Concurso Público, Consórcio para licitações públicas, criação dos recursos sólidos, dentre outros avanços.

O que podemos sentir agora é que a relação entre os dois poderes vão aos poucos se ajustando numa demonstração de que a cultura do Norte de Minas, em termos político-administrativos pode colaborar para que novas gerações surjam daqui  para frente, respeitando as leis e beneficiando a população norte mineira,  há muitos anos vítimas de péssimos gestores. Uma grande luz no fundo do túnel.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por