Logotipo O Norte
Sexta-Feira,27 de Dezembro

Medicina e espiritismo - por Iran Rego

Jornal O Norte
Publicado em 29/10/2007 às 11:39.Atualizado em 15/11/2021 às 08:21.

Iran Rego *



Doenças constituem uma agressão de um complexo que chamamos de Homem, e este é um elemento composto de Corpo, Espírito e Perispírito.



O Corpo e o Espírito constituem a parte material do ser humano e as doenças podem acontecer nestes dois sítios.



O Perispírito é o “corpo espiritual” no dizer de Paulo de Tarso e nós espíritas o estudamos como o “invólucro” do espírito. É constituído de matéria quintessenciada, sutil, feito do F.C.U. (Fluido Cósmico Universal), menor partícula do universo.



O perispírito possui propriedades que são: penetrabilidade, expansibilidade, absorção e condutividade. Essa última propriedade é muito importante no nosso tema, visto que sendo considerado como “matriz” do corpo, o perispírito poderá conduzir doenças do corpo para o espírito e vice-versa, do espírito para o corpo.



Diagnóstico diferencial: O bom médico, aquele que considera o seu paciente como um complexo de corpo, mente e espírito, deve localizar bem o alvo da doença, isto é, o que está doente, se é o corpo, a mente ou o que poucos consideram, o espírito.



O diagnóstico, para melhor segurança deve ser feito de forma diferencial, primeiro eliminando causas físicas, depois as mentais e aí resta-nos a pesquisa das doenças do espírito ou espirituais, dentro da classificação das obsessões.



O médico tem que ser cuidadoso para não classificar como espiritual uma doença mental, embora saibamos da influência do espírito em todos os níveis do ser humano. As doenças do físico, não diagnosticadas pela medicina tradicional, as da mente pela psiquiatria moderna e as espirituais por aqueles que sabem da existência do espírito e procuram entender suas relações com o resto do ser humano.



Não é fácil nenhum dos diagnósticos, mas o diagnóstico das doenças do espírito é mais complicado, primeiro porque não temos, de forma usual, um estudo metodológico dessas doenças, segundo, que a própria ciência ainda não reconhece a existência do espírito, ou seja, a ciência é extremamente materialista,



Como já mencionei os diagnósticos das doenças espirituais devem, por prudência, serem feitos pela exclusão das doenças físicas e mentais. O médico espírita, como conhece os 3 planos-alvos poderá suspeitar, de início, das doenças espirituais visto que conhece a história típica dessas doenças, que infelizmente não se ensina nas faculdades.



A doença física, para seu diagnóstico, requer uma consulta com exames clínicos e laboratoriais para descartar ou confirmar a suspeita diagnóstica. O diagnóstico dos distúrbios mentais se baseia nos testes objetivos e subjetivos preconizados na especialidade, já o diagnóstico das doenças espirituais, além de se expressarem pelo fracasso dos métodos alopáticos e homeopáticos, apresentam particularidade de sinais e sintomas.



Geralmente são mudanças de hábitos, de personalidade e o mais peculiar, do tom e timbre da voz.



Uma vez escolhido o diagnóstico correto o certo é se fazer o tratamento adequado. A medicina tradicional usa métodos alopáticos ou homeopáticos, métodos clínicos ou cirúrgicos.



Quando o diagnóstico é decidido por uma doença espiritual, é importante saber se a alteração enfermiça é por processo obsessivo ou cármico. Caso seja uma obsessão o tratamento desobsessivo é feito, porém o “terapeuta” deve observar se o processo espiritual já causou processos mistos, com o envolvimento de lesões mentais (síndromes psiquiátricas) ou mesmo distúrbios glandulares conseqüentes. Nestes últimos casos o tratamento também é misto: espiritual e mental ou espiritual e físico (métodos homeopáticos de preferência), concomitantemente.



O tratamento espiritual para doenças cármicas, de dívidas anteriores, se emprega os passes, a irradiação à distância. As curas espirituais podem ser por métodos clínicos (com receituário psicografado) ou métodos cirúrgicos (intervenções no perispírito).



Não entraremos nos detalhes desses tratamentos que deverão ser motivos de estudo, em destaque, em outros capítulos. Para terminar cito o Velho Testamento, em Eclesiastes cap. 38: “Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o altíssimo que o criou. Toda a medicina provém de Deus”...



* Médico Cardiologista

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por